
Saúde em Festa celebra primeiro ano do programa de mentoria do ECV
Evento teve apresentações artísticas, estação de acupuntura, entre outras atividades
O Campus II da PUC-Campinas, no dia 26 de novembro, o evento Integra Mentoria – Saúde em Festa, uma celebração que marcou o primeiro ano do programa Mentoria Acadêmica na Escola de Ciências da Vida (ECV). Reunindo estudantes, professores e funcionários, a iniciativa destacou a importância do acompanhamento acadêmico e do acolhimento estudantil para fortalecer a autonomia intelectual, a construção de vínculos e a vivência universitária em suas dimensões acadêmicas, culturais, comunitárias e profissionais.
“O primeiro ano do Programa de Mentoria Acadêmica representa um marco importante para a nossa Universidade. Ao longo desses meses, vivenciamos um processo profundo de acolhimento, escuta ativa e fortalecimento dos vínculos entre estudantes, mentores e a instituição. Foi um ano que nos mostrou, na prática, que a mentoria é muito mais do que um espaço de orientação: é um dispositivo de cuidado, confiança e pertencimento”, afirma a Profa. Dra. Regina Jordão, professora mentora da Faculdade de Nutrição.
Ela completa ainda que “acompanhar o desenvolvimento dos alunos, suas inquietações, conquistas e reflexões foi transformador. Observamos que, quando o estudante encontra um ambiente seguro para compartilhar suas vivências e organizar seus projetos pessoais e acadêmicos, ele se sente mais preparado para enfrentar os desafios da graduação e da vida. A mentoria permitiu que cada aluno fosse visto em sua singularidade, considerando trajetórias, ritmos e necessidades diferentes — algo essencial em uma universidade que valoriza a formação humanizada”.
Com uma proposta dinâmica e colaborativa, o evento integrou diferentes frentes do ECV e parceiros, como o Grupo de Vivência Cooperativa e Solidária (GVCS), o Se Liga no Trabalho, braço da acupuntura da Medicina, bateria da Psicologia e IFSMA (Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina), que se uniram para criar uma atmosfera de celebração e pertencimento. A programação começou às 12h25 com a entrada da bateria, seguida de apresentações artísticas e atividades participativas que mobilizaram os estudantes ao longo de toda a faixa horária.
Simultaneamente, a estação de acupuntura ofereceu uma experiência de cuidado e bem-estar, enquanto o GVCS promoveu dinâmicas de integração e colaboração. Às 13h, mentores do programa realizaram uma fala especial, reforçando o compromisso da Mentoria com a formação integral, o desenvolvimento de competências técnico-científicas e relacionais, e o apoio às necessidades dos alunos.
“O evento Integra Mentoria foi um momento de encontro, reconhecimento e alegria compartilhada. Saímos do encontro fortalecidos e com a sensação de que estamos construindo algo verdadeiramente significativo para a vida acadêmica dos nossos estudantes”, disse a docente. “O saldo deste primeiro ano é, sem dúvida, extremamente positivo. Tivemos avanços concretos, aprendizados importantes e uma certeza compartilhada: a mentoria é um caminho estratégico e sensível para promover bem-estar, engajamento e construção de trajetórias acadêmicas mais leves e integradas”, completou a professora Regina Jordão.
O programa
Criado para orientar estudantes no processo de ensino-aprendizagem, fortalecer a autonomia acadêmica e promover uma rede de apoio dentro da Universidade, o programa de mentoria tem atuado para facilitar a vida universitária no acolhimento emocional e também na construção de caminhos profissionais. A proposta também valoriza a conexão com a vida comunitária, cultural e esportiva, estimulando a participação ativa dos alunos em projetos como o GVCS e iniciativas de aproximação com o mundo do trabalho. Participam do trabalho mentores da Medicina, da Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia e da Biomedicina.









