Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Revista Interconexões: Observatório PUC-Campinas lança publicação que democratiza ciência e gera impacto social

Objetivo é estreitar laços entre a academia e a sociedade, divulgando pesquisas e experiências com foco em desenvolvimento e transformação social

A PUC-Campinas, por meio de seu Observatório, acaba de enriquecer o cenário da divulgação científica com o lançamento da Revista Interconexões. A primeira edição da publicação digital marca o início de um projeto inovador: ser um veículo semestral de popularização do conhecimento e de promoção do impacto social positivo, construído na interface entre a Universidade e as diversas esferas da sociedade.

A iniciativa, que começou a ser delineada em 2023, ganhou novo fôlego em 2024 com a ampliação da equipe de professores do Observatório, a partir do grupo de pesquisa “Desenvolvimento Socioeconômico, Indicadores e Diagnósticos”. O projeto contou com o apoio fundamental da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PROPPE).

Ciência que transcende muros: Extensão e Pesquisa Aplicada
O cerne da Interconexões é contribuir com a popularização e democratização do acesso ao conhecimento científico. Mas como ela se diferencia? A Profa. Dra. Stela Cristina de Godoi, pesquisadora do Observatório e editora-chefe da revista, explicou que “Uma característica da nossa Revista é que suas publicações são fruto de projetos de Extensão e de Pesquisa Aplicada, que produzem conhecimento em diálogo com comunidades externas, parceiros institucionais ou a partir de temáticas relacionadas a políticas públicas e diagnósticos sociais”. Assim, a revista busca “extroverter conhecimento científico, tornando-o mais acessível à aplicação por atores sociais externos à Universidade”, completou.

Para que esse conhecimento efetivamente gere impacto, a Interconexões aposta na disseminação estratégica. A expectativa da equipe do Observatório é que a Revista alcance vários públicos por meio da disseminação de informações nas redes de parceiros que o Observatório tem cada vez mais ampliado, como secretarias municipais e estaduais, organizações do Terceiro Setor, redes de universidades católicas e comunidades. O formato eletrônico, aliado a uma linguagem visual simples e textos focados em temas de interesse público, é visto como um facilitador desse processo.

O Prof. Dr. Paulo Oliveira, responsável pelo Programa Institucional, ressaltou que a revista qualifica as publicações dos extensionistas e pesquisadores do grupo. “O Observatório conta com um portal onde são divulgados estudos, notas técnicas e informativos periódicos. A revista nos permite fazer mais, tanto no campo da produção quanto da divulgação científica.”

Dinamismo de temas e relevância social
O escopo temático da Interconexões é dinâmico, refletindo as áreas de atuação e os projetos em desenvolvimento pelos membros do Observatório da PUC-Campinas. Atualmente, os estudos abrangem desde indicadores econômicos e sociais regionais, municipais e intramunicipais, até questões sobre o desempenho do sistema regional de inovação, juventudes urbanas, intergeracionalidade, o papel das mulheres em redes de solidariedade e cuidado social, além de políticas públicas e governança.

A primeira edição já espelha essa diversidade e relevância. Desde a primeira edição, os autores buscaram retratar o compromisso do Observatório e da Revista Interconexões com temáticas de interesse público que impactam o desenvolvimento social de Campinas e suas comunidades. Entre os assuntos abordados estão o desenvolvimento de metodologias para mensuração de vulnerabilidades sociais, relações de solidariedade e subsidiariedade, custo de vida, além da discussão de políticas públicas e processos participativos envolvendo grupos sociais minoritários.

A Profa. Daniela Scarpa Benelli, pesquisadora do Observatório e Editora-assistente da Revista, ressaltou que “a Revista nasce das ricas discussões semanalmente realizadas entre os membros da equipe, cujo caráter multidisciplinar espelha os anseios por estudos que visem diagnósticos regionais e discussões frutíferas com e para nosso entorno”.

Docentes extensionistas do Observatório, os Professores Doutores José Antônio Boareto e Pedro de Miranda Costa destacaram a importância da abertura de espaço para divulgação de ações e temas pertinentes à atividade de extensão. “A revista se coloca dentro dos objetivos da universidade, de dialogar com a comunidade, divulgando ações e trazendo temas de relevância acadêmica e social.

Estruturada em três seções – “Texto para discussão”, “Relato de experiência de inserção social” e “Resenha de divulgação científica” –, a revista oferece diferentes formatos para apresentar pesquisas, experiências de impacto e obras relevantes para o debate socioeconômico, “em uma perspectiva de divulgação científica, a partir de uma linguagem que dialogue de forma mais próxima com diversos setores da sociedade”, como explicou a Profa. Dra. Camilla Marcondes Massaro, Pesquisadora do Observatório e Editora-adjunta da Revista.

Convite à leitura
A Revista Interconexões destina-se a um público amplo, que inclui a comunidade acadêmica da PUC-Campinas, redes de instituições parceiras, organizações sociais, comunidades apoiadas pela Universidade e grupos de pesquisa de outras Instituições de Ensino Superior com interesses correlatos.

Com seu lançamento, a Interconexões não apenas oferece um novo espaço para a divulgação da produção científica do Observatório PUC-Campinas, mas também reforça o compromisso da Universidade com a construção de uma sociedade mais justa e sustentável, onde o conhecimento acadêmico se conecta diretamente às necessidades e saberes da comunidade.

A primeira edição da Revista Interconexões já está disponível e pode ser acessada aqui. Fica o convite para que todos explorem seus conteúdos e participem desse importante diálogo.



Daniel Bertagnoli
17 de junho de 2025