Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Representantes da PUC-Campinas recebem diretora da área de saúde de universidade americana

A Dra. Keyah Levy, da Des Moines University, pôde conhecer o Campus II e discutir as várias possibilidades de cooperação entre as instituições

Representantes da Escola de Ciências da Vida (ECV) e do Departamento de Relações Externas (DRE) da PUC-Campinas recepcionaram, no último dia 11 de julho, no Mescla do Campus II da Universidade, a Dra. Keyah Levy, diretora dos Programas de Saúde Global da Des Moines University, localizada no estado de Iowa, nos Estados Unidos. Durante a visita ela pôde conhecer o Campus II e discutir as várias possibilidades de cooperação entre as instituições.

Da esquerda para a direita, os analistas do DRE, Evandro Marcelino Martins e Marcos Regina Moreira; a diretora de Enfermagem do Hospital PUC-Campinas, Eliana Bergamin Vieira; a Dra. Keyah Levy, diretora dos Programas de Saúde Global da Des Moines University; o superintendente e diretor técnico do Hospital da PUC-Campinas, Prof. Dr. Aguinaldo Pereira Catanoce; a assessora do Serviço de Qualidade do Hospital PUC-Campinas, Ellen da Silva Meireles; e a gerente de Relacionamento com a Universidade da agência Campus B, Marília Carvalho.

A acolhida foi realizada pelo decano da ECV, Prof. Dr. José Gonzaga Teixeira de Camargo; pelo gerente do Campus II, Prof. Dr. Gustavo Henrique da Silva; e pelo diretor da Faculdade de Medicina, Prof. Dr. Joaquim Simões Neto. Além dos três, receberam também a diretora, os analistas do DRE, Evandro Marcelino Martins e Marcos Regina Moreira.

Após uma apresentação sobre a Escola de Ciências da Vida e o curso de Medicina, a Dra. Keyah foi convidada a realizar uma visita pelo Campus, conhecendo os laboratórios de Microbiologia, Anatomia, Dietética, Biologia Regenerativa e a Clínica de Fisioterapia. Na sequência, ela seguiu para uma reunião com o superintendente e diretor técnico do Hospital PUC-Campinas, Prof. Dr. Aguinaldo Pereira Catanoce; com a diretora de Enfermagem, Eliana Bergamin Vieira; com a assessora do Serviço de Qualidade, Ellen da Silva Meireles; e com a Supervisora de Comunicação, Crislaine Alcântara Gava.

Ainda durante o tour, a diretora pôde conhecer a Unidade de Terapia Intensiva Coronariana (UCO), onde são assistidos os pacientes cardíacos; a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) infantil; e a ala reservada para o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo ela, “a PUC-Campinas e o Hospital PUC-Campinas constituem um campus bonito e de ponta, com um nível avançado de desenvolvimento na educação médica. Nós estamos entusiasmados em explorar as possibilidades que a PUC-Campinas tem a oferecer através de estágios clínicos e pesquisas inovadoras para a próxima geração de provedores de serviços de saúde”.

Possibilidades de cooperação
De acordo com o analista de relações internacionais Evandro Marcelino Martins, a Des Moines University é uma das principais instituições dos Estados Unidos na área médica e também uma das mais antigas, possuindo como identidade, assim como a PUC-Campinas, tradição e inovação.

Por isso mesmo, durante os encontros foram discutidas as várias possibilidades de cooperação entre elas, como a colaboração em pesquisas na área da saúde pública e em atividades on-line na modalidade Collaborative Online International Learning (COIL) (em tradução livre para o português, Aprendizagem Internacional Colaborativa On-line) para diversos cursos da área da saúde, com vistas ao intercâmbio de know-how e a troca de experiências no atendimento do público brasileiro e norte-americano e a possibilidade de intercâmbio de pesquisadores, docentes e alunos dos cursos da área da saúde.

A acolhida à Dra. Keyah Levy, diretora dos Programas de Saúde Global da Des Moines University, aconteceu no Campus II da PUC-Campinas, onde fica localizado todos os cursos da Escola de Ciências da Vida (ECV).

“Somos duas instituições referência na área da saúde, o que só pode fortalecer a nossa cooperação, em especial no que se refere a pesquisa. Ao trazer também o Hospital PUC-Campinas para essa conversa inicial, mais possibilidades surgem, sobretudo em estágios observacionais e aprimoramento profissional”, complementa Evandro.

Instituição de referência
O analista de relações internacionais Marcos Regina Moreira, por sua vez, esclarece que receber o contato e a visita da Dra. Keyah demonstra o interesse que as universidades americanas têm em buscar parcerias no exterior e comprova o posicionamento da PUC-Campinas como uma instituição de referência, não somente na região, mas também no país.

“A diretora dos Programas de Saúde Global da Des Moines University mostrou-se bastante receptiva e bem impressionada com a nossa instituição e seus programas e infraestrutura. Dado isso, eu acredito que, no futuro, poderemos iniciar uma ótima parceria entre as duas universidades”, encerra Marcos.



Daniel Bertagnoli
25 de julho de 2025