
Reitor da PUC-Campinas recebe homenagem pelo apoio ao movimento negro contra o racismo
Cerimônia realizada no dia 27 de janeiro reconheceu a importância da criação do Centro Afro da Universidade e o engajamento do Reitor na luta da comunidade negra
O Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Dra. Nicéa Quintino Amauro (CEAAB) da PUC-Campinas realizou, na manhã desta terça-feira, 27 de janeiro, uma homenagem ao Reitor da Universidade, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, pela importância da criação do Centro, o engajamento na luta da comunidade negra, e o fortalecimento das pautas antirracistas durante sua gestão, que se encerra neste mês de janeiro.
A homenagem foi promovida pelas Entidades Membros da Frente Regional de Combate ao Racismo e às Formas Conexas de Discriminação e contou com a presença de autoridades, representantes do setor público e docentes.
Durante a cerimônia, os envolvidos na trajetória de luta dentro da Universidade tiveram a oportunidade de deixar sua mensagem de agradecimento ao Reitor pelo apoio nos últimos anos. As falas dos presentes ressaltaram o compromisso institucional assumido pela Universidade com a justiça social, a equidade e a responsabilidade histórica, materializado, entre outras ações, pela criação do Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Dra. Nicéa Quintino Amauro e pela implementação de programas voltados à diversidade e à inclusão.
Durante a cerimônia, os participantes destacaram também o papel do Centro Afro como espaço de reflexão crítica sobre o racismo, as desigualdades estruturais e a memória ancestral que sustenta a identidade e a luta do povo negro. O Centro foi apontado como um chamado coletivo e um convite permanente ao diálogo, além de representar o compromisso da PUC-Campinas com a valorização da história, da cultura e das contribuições africanas e afro-brasileiras para a formação da sociedade brasileira.
Ao final do evento, o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior recebeu uma placa comemorativa entregue pelas mulheres presentes na cerimônia, em um gesto simbólico de reconhecimento pelo apoio e incentivo às ações antirracistas e à promoção da diversidade no ambiente universitário.
O Reitor agradeceu a homenagem e reforçou sobre a importância de a Universidade continuar engajada na luta contra o racismo. “Esse é um programa institucional que tem sido exemplo para outras universidades. O racismo existe em todos os lugares. Por isso, nós temos que insistir, nos manter fortes, com muita garra e força”, afirmou o Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.
A coordenadora do CEAAB, a comendadora Edna Almeida Lourenço ressaltou o motivo da homenagem e o agradecimento que tem pelo apoio do Reitor. “Com orgulho os membros da Frente Regional de Combate ao Racismo e às Formas Conexas de Discriminação renderam homenagem ao Magnífico Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Junior por promover o ‘Diálogos sobre Racismo’, que foi o fio condutor para o nascimento do Centro. A criação do programa só foi possível porque ele abraçou e se comprometeu com a luta deste grupo potente e atrevido, que se consolidou institucionalmente. Por isso, é justa a homenagem e o nosso sentimento de gratidão ao Magnífico Reitor ”, afirmou a comendadora Edna.








