SOBRE O CURSO
OBJETIVOS
Apresentar e discutir os fundamentos do processo de aprendizagem com foco nos estudos sobre neurociência da aprendizagem, apresentar as diversas formas de promover a aprendizagem significativa (brain-based learning) e metodologias ativas de aprendizagem) e discutir como utilizar a tecnologia como aliada no processo de aprendizagem, considerando os fundamentos e metodologias apresentados. A crise sanitária instaurada por conta da pandemia da COVID-19 durante os anos de 2020 e 2021 fez com que a tecnologia fizesse parte regular das atividades educacionais. Aquilo que era entendido como tendência virou realidade rapidamente. Todo esse processo tornou necessária a atualização da prática docente, sendo imperativo entender como utilizar as diversas tecnologias disponíveis de maneira produtiva que favoreça a aprendizagem. As discussões sobre Ensino Híbrido tornaram-se frequentes, mas – muitas vezes – sem a fundamentação e aprofundamento adequados para que possa se tornar uma realidade positiva aos alunos. O Curso abordará também temas que perpassam as relações de ensino-aprendizagem com especial atenção às questões socioemocionais e de bem-estar dos estudantes.
O Curso é inovador em sua proposta de unir diferentes campos de estudo para propor capacitação docente focada em aprendizagem, para o que aluno seja considerado o centro do processo de ensino-aprendizagem. Diferencia-se também por utilizar como fundamento conceitual os estudos sobre neurociência com foco em aprendizagem e, fundamentado nesses conceitos, a proposta da aplicação de diversas metodologias – com e sem uso de tecnologias – para promover a aprendizagem significativa. Além disso, o fato de ser a distância proporciona a possibilidade de utilização de diversas metodologias com auxílio de tecnologia, o que oportuniza a utilização e análise das metodologias/tecnologias ensinadas durante o curso.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais Graduados em qualquer área de formação com interesse ou atuação em docência, em especial que atuem no ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino Superior.
ESTRUTURA CURRICULAR
Bloco 1 – Neurociência da Aprendizagem | |
---|---|
Disciplinas | Distribuição Carga Horária em hora-relógio |
Neurociência e Aprendizagem | 30 |
Neuropsicologia e Educação | 30 |
A Nova Educação | 30 |
TOTAL Bloco 1 | 90 |
Bloco 2 – Processo de Aprendizagem | |
---|---|
Disciplinas | Distribuição Carga Horária em hora-relógio |
O ensinar para a Aprendizagem Significativa | 30 |
Aprendizagem ativa e metodologias | 30 |
Avaliação de Gestão da Aprendizagem | 30 |
TOTAL Bloco 2 | 90 |
Bloco 3 – Mediação da Aprendizagem | |
---|---|
Disciplinas | Distribuição Carga Horária em hora-relógio |
BBL – Aprendizagem baseada no cérebro | 30 |
Autonomia e Autorregulação da Aprendizagem | 30 |
Pensando fra da sua caixa: Práticas, Inter, Multi e Transdisciplinares | 30 |
TOTAL Bloco 3 | 90 |
Bloco 4 – Metodologias e Tecnologias para Aprendizagem | |
---|---|
Disciplinas | Distribuição Carga Horária em hora-relógio |
Metodologias Ativas e Ensino mediado por Tecnologia | 30 |
Recursos para Ensino mediado por Tecnologia | 30 |
Ensino Híbrido e Personalização do Ensino | 30 |
TOTAL Bloco 4 | 90 |
A duração do curso é de 12 meses
PROCESSO SELETIVO
Análise da documentação apresentada;
ATENÇÃO: Procedimento para confirmação da inscrição:
A inscrição será validada apenas e tão somente por ocasião do upload de todos os documentos obrigatórios. Após o preenchimento e envio do Formulário de Inscrição on-line no Portal da PUC-Campinas.
Inscrição: fluxo contínuo
Matrícula: 29 de setembro a 04 de outubro de 2023 (período inicial a ser considerado pelo estudante para fins de matrícula financeira e entrega de atividades pendentes)
Matrícula fora de prazo: entrar em contato (19) 97136-1803 – Whatsapp
Início das aulas: a partir de 19 de outubro de 2023
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Cópia do Diploma de Graduação (reconhecido pelo MEC): Licenciatura/Bacharelado
Cópia do histórico escolar da Graduação;
Cópias do RG e CPF.
No caso de dúvidas entrar em contato no e-mail hjs.secretaria@puc-campinas.edu.br.
IMPORTANTE: No caso de ser o(a) inscrito(a), colaborador de EMPRESAS CONVENIADAS com a PUC-Campinas (por meio de acordo firmado), para que a concessão do desconto possa ser concedida, deverá ser feita a comprovação do vínculo existente entre o colaborador e a empresa conveniada com a PUC-Campinas. Em assim sendo, esta comprovação deverá ser feita mediante a entrega, impreterivelmente, no ato da matrícula, de cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) – juntamente com a apresentação do documento original, somente para fins de simples conferência – a fim de se comprovar a condição estabelecida para que o desconto seja processado. Por fim, no caso de servidores públicos deverá ser apresentado o comprovante deste vínculo junto à sua Instituição.
INVESTIMENTO
A escolha do plano de pagamento é realizada no ato da matrícula e assinatura do contrato. Atentamos que o plano de pagamento não poderá ser alterado após assinatura do contrato.
24 parcelas de R$ 483,00
12 parcelas de R$ 857,00
R$ 9.261,00 (à vista, com desconto)
Valores válidos para 2023
Até 12 parcelas (por boleto e cartão de crédito)
Acima de 12 parcelas (apenas por boleto)
DESCONTOS
Desconto de 5% a 10% (cinco a dez por cento) na mensalidade para funcionários de empresas conveniadas com a PUC-Campinas (MEDIANTE ACORDO FIRMADO), a ser concedido, impreterivelmente, no ato da matrícula. Os requisitos para o desconto/empresa devem ser consultados diretamente no Escritório de Relações Corporativas (rc@puc-campinas.edu.br).
Desconto de 15% (quinze por cento) na mensalidade para Ex-Aluno da PUC-Campinas, que nela tenha concluído curso de Graduação ou Pós-Graduação, sem pendências financeiras com a Instituição.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
1) No caso do desconto assegurado aos funcionários de empresas conveniadas com a PUC-Campinas e, também, ser o beneficiário Ex-Aluno da Instituição, os descontos não serão cumulativos, por consequente, vigorará o maior benefício. Destaca-se que a verificação será feita, via sistema, com base no número de CPF do beneficiário;
2) O desconto de 15% (quinze por cento) para Ex-Aluno da PUC-Campinas, será concedido, somente, nos casos em que não houver pendências financeiras com a Instituição.
QUADRO DE NORMAS
1. A inscrição somente será concretizada após realizar o ‘upload’ da documentação exigida, conforme prazos estipulados em cada curso;
2. A formação de turmas está condicionada a um número mínimo de alunos efetivamente matriculados;
3. A PUC-Campinas não se obriga ao oferecimento deste curso para novas turmas;
4 . A matrícula será concretizada a partir da apresentação da documentação exigida conforme prazos estipulados em cada curso;
5. Ter ciência de que, para poder usufruir dos serviços da experiência de aprendizagem, precisará ter acesso a um computador com conexão à internet, cujos requisitos mínimos de configuração exigidos para a visualização das aulas online encontram-se descritos no site e no contrato de prestação de serviços educacionais;
6. A PUC-Campinas não oferece vagas de estágio na Pós-Graduação.
Este Curso Especialização cumpre as disposições da Resolução CNE/CES nº 1, de 06 de abril de 2018 do Ministério da Educação.
CONTATO
Neuroaprendizagem: Neurociência, Metodologias e Tecnologias
- Modalidade a distância
- Experiência e vivência digitais
- Aulas síncronas e assíncronas
- Apoio personalizado
- Acesso no dispositivo móvel e na TV
- Certificado PUC-Campinas
SOBRE O CURSO
OBJETIVOS
Apresentar e discutir os fundamentos do processo de aprendizagem com foco nos estudos sobre neurociência da aprendizagem, apresentar as diversas formas de promover a aprendizagem significativa (brain-based learning) e metodologias ativas de aprendizagem) e discutir como utilizar a tecnologia como aliada no processo de aprendizagem, considerando os fundamentos e metodologias apresentados. A crise sanitária instaurada por conta da pandemia da COVID-19 durante os anos de 2020 e 2021 fez com que a tecnologia fizesse parte regular das atividades educacionais. Aquilo que era entendido como tendência virou realidade rapidamente. Todo esse processo tornou necessária a atualização da prática docente, sendo imperativo entender como utilizar as diversas tecnologias disponíveis de maneira produtiva que favoreça a aprendizagem. As discussões sobre Ensino Híbrido tornaram-se frequentes, mas – muitas vezes – sem a fundamentação e aprofundamento adequados para que possa se tornar uma realidade positiva aos alunos. O Curso abordará também temas que perpassam as relações de ensino-aprendizagem com especial atenção às questões socioemocionais e de bem-estar dos estudantes.
O Curso é inovador em sua proposta de unir diferentes campos de estudo para propor capacitação docente focada em aprendizagem, para o que aluno seja considerado o centro do processo de ensino-aprendizagem. Diferencia-se também por utilizar como fundamento conceitual os estudos sobre neurociência com foco em aprendizagem e, fundamentado nesses conceitos, a proposta da aplicação de diversas metodologias – com e sem uso de tecnologias – para promover a aprendizagem significativa. Além disso, o fato de ser a distância proporciona a possibilidade de utilização de diversas metodologias com auxílio de tecnologia, o que oportuniza a utilização e análise das metodologias/tecnologias ensinadas durante o curso.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais Graduados em qualquer área de formação com interesse ou atuação em docência, em especial que atuem no ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino Superior.
ESTRUTURA CURRICULAR
Bloco 1 – Neurociência da Aprendizagem | |
---|---|
Disciplinas | Distribuição Carga Horária em hora-relógio |
Neurociência e Aprendizagem | 30 |
Neuropsicologia e Educação | 30 |
A Nova Educação | 30 |
TOTAL Bloco 1 | 90 |
Bloco 2 – Processo de Aprendizagem | |
---|---|
Disciplinas | Distribuição Carga Horária em hora-relógio |
O ensinar para a Aprendizagem Significativa | 30 |
Aprendizagem ativa e metodologias | 30 |
Avaliação de Gestão da Aprendizagem | 30 |
TOTAL Bloco 2 | 90 |
Bloco 3 – Mediação da Aprendizagem | |
---|---|
Disciplinas | Distribuição Carga Horária em hora-relógio |
BBL – Aprendizagem baseada no cérebro | 30 |
Autonomia e Autorregulação da Aprendizagem | 30 |
Pensando fra da sua caixa: Práticas, Inter, Multi e Transdisciplinares | 30 |
TOTAL Bloco 3 | 90 |
Bloco 4 – Metodologias e Tecnologias para Aprendizagem | |
---|---|
Disciplinas | Distribuição Carga Horária em hora-relógio |
Metodologias Ativas e Ensino mediado por Tecnologia | 30 |
Recursos para Ensino mediado por Tecnologia | 30 |
Ensino Híbrido e Personalização do Ensino | 30 |
TOTAL Bloco 4 | 90 |
A duração do curso é de 12 meses
PROCESSO SELETIVO
Análise da documentação apresentada;
ATENÇÃO: Procedimento para confirmação da inscrição:
A inscrição será validada apenas e tão somente por ocasião do upload de todos os documentos obrigatórios. Após o preenchimento e envio do Formulário de Inscrição on-line no Portal da PUC-Campinas.
Inscrição: fluxo contínuo
Matrícula: 11 e 12 de julho
Matrícula fora de prazo: entrar em contato (19) 97136-1803 – Whatsapp
Início das aulas: a partir de 1º de agosto
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Cópia do Diploma de Graduação (reconhecido pelo MEC): Licenciatura/Bacharelado
Cópia do histórico escolar da Graduação;
Cópias do RG e CPF.
No caso de dúvidas entrar em contato no e-mail hjs.secretaria@puc-campinas.edu.br.
IMPORTANTE: No caso de ser o(a) inscrito(a), colaborador de EMPRESAS CONVENIADAS com a PUC-Campinas (por meio de acordo firmado), para que a concessão do desconto possa ser concedida, deverá ser feita a comprovação do vínculo existente entre o colaborador e a empresa conveniada com a PUC-Campinas. Em assim sendo, esta comprovação deverá ser feita mediante a entrega, impreterivelmente, no ato da matrícula, de cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) – juntamente com a apresentação do documento original, somente para fins de simples conferência – a fim de se comprovar a condição estabelecida para que o desconto seja processado. Por fim, no caso de servidores públicos deverá ser apresentado o comprovante deste vínculo junto à sua Instituição.
INVESTIMENTO
A escolha do plano de pagamento é realizada no ato da matrícula e assinatura do contrato. Atentamos que o plano de pagamento não poderá ser alterado após assinatura do contrato.
24 parcelas de R$ 483,00
12 parcelas de R$ 857,00
R$ 9.261,00 (à vista, com desconto)
Valores válidos para 2023
Até 12 parcelas (por boleto e cartão de crédito)
Acima de 12 parcelas (apenas por boleto)
DESCONTOS
Desconto de 5% a 10% (cinco a dez por cento) na mensalidade para funcionários de empresas conveniadas com a PUC-Campinas (MEDIANTE ACORDO FIRMADO), a ser concedido, impreterivelmente, no ato da matrícula. Os requisitos para o desconto/empresa devem ser consultados diretamente no Escritório de Relações Corporativas (rc@puc-campinas.edu.br).
Desconto de 15% (quinze por cento) na mensalidade para Ex-Aluno da PUC-Campinas, que nela tenha concluído curso de Graduação ou Pós-Graduação, sem pendências financeiras com a Instituição.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
1) No caso do desconto assegurado aos funcionários de empresas conveniadas com a PUC-Campinas e, também, ser o beneficiário Ex-Aluno da Instituição, os descontos não serão cumulativos, por consequente, vigorará o maior benefício. Destaca-se que a verificação será feita, via sistema, com base no número de CPF do beneficiário;
2) O desconto de 15% (quinze por cento) para Ex-Aluno da PUC-Campinas, será concedido, somente, nos casos em que não houver pendências financeiras com a Instituição.
QUADRO DE NORMAS
1. A inscrição somente será concretizada após realizar o ‘upload’ da documentação exigida, conforme prazos estipulados em cada curso;
2. A formação de turmas está condicionada a um número mínimo de alunos efetivamente matriculados;
3. A PUC-Campinas não se obriga ao oferecimento deste curso para novas turmas;
4 . A matrícula será concretizada a partir da apresentação da documentação exigida conforme prazos estipulados em cada curso;
5. Ter ciência de que, para poder usufruir dos serviços da experiência de aprendizagem, precisará ter acesso a um computador com conexão à internet, cujos requisitos mínimos de configuração exigidos para a visualização das aulas online encontram-se descritos no site e no contrato de prestação de serviços educacionais.
Este Curso Especialização cumpre as disposições da Resolução CNE/CES nº 1, de 06 de abril de 2018 do Ministério da Educação.
CONTATO
Neuroaprendizagem: Neurociência, Metodologias e Tecnologias
- Modalidade a distância
- Experiência e vivência digitais
- Aulas síncronas e assíncronas
- Apoio personalizado
- Acesso no dispositivo móvel e na TV
- Certificado PUC-Campinas