Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas: tradição, potência e dupla formação na área da Comunicação

 Com cursos tradicionais e novidades, a PUC-Campinas mantém tradição e oferece agora dupla formação na área de Comunicação

Desde que os cursos de Comunicação da PUC-Campinas foram inaugurados, em 1970 — com Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas —, a instituição iniciou a construção de uma trajetória sólida na educação superior nessa área de atuação. Hoje, após 55 anos de atividades desses cursos, a PUC-Campinas reafirma seu papel como um celeiro de talentos e inovação no universo das mídias e das narrativas com os cursos de Mídias Digitais e Cinema e Audiovisual. E agora, uma das novidades é a possibilidade de o estudante já emendar uma segunda graduação em um tempo menor com a Dupla Formação.

Tradição em comunicar

Segundo o Prof. Dr. Lindolfo Alexandre de Souza, Decano da Escola de Linguagem e Comunicação (ELC), “ter um diploma de um curso de comunicação da PUC-Campinas significa fazer parte de uma história que já tem 55 anos. Desde 1970 estamos formando profissionais capazes de brilhar no campo da comunicação social, no Brasil e no exterior”. Essa tradição consolidada no passado alimenta o impulso de “aperfeiçoar o presente e criar condições para um futuro ainda melhor”.

Para Lindolfo, “o mercado da comunicação conhece nossa história e sabe que um profissional formado pela PUC-Campinas sai daqui preparado para ter sucesso em sua trajetória.” Essa confiança institucional ecoa nos resultados acadêmicos e no reconhecimento que os cursos vêm conquistando ao longo dos anos.

Duas graduações em tempo menor

Outro diferencial dos cursos de comunicação da PUC-Campinas é a possibilidade de uma Dupla Formação. Isto é, cursar uma segunda graduação em menos tempo. Os projetos pedagógicos se estruturam a partir da articulação entre um Eixo Comum atual e dinâmico, que insere o aluno no grande campo da comunicação social, e um Eixo Específico voltado à profissão escolhida. Ao concluir a primeira graduação e começar a segunda, por meio de processo seletivo específico para portador de diploma de nível superior, será possível solicitar equivalência de estudos do Eixo Comum e concluir o segundo curso, em alguns casos, em dois anos.

Matheus Pandin é um exemplo do quanto essa condição ajuda na formação do aluno. “A Dupla Formação foi uma escolha muito natural para mim. Sempre gostei muito da área da comunicação e de estudar. Depois de cursar Mídias Digitais, senti vontade de explorar outras frentes da comunicação, que para mim é a área mais apaixonante de todas. Escolhi Relações Públicas porque sempre ouvi boas referências do curso de outros colegas da faculdade que já são formados e porque queria continuar dentro da PUC, um espaço onde eu sempre me senti acolhido. A estrutura da universidade, o contato próximo com os professores e as oportunidades que se abriram foram um diferencial para mim, tanto pessoal quanto profissionalmente”, afirma o estudante.

Ele ainda completa, falando sobre o amadurecimento. “Na PUC-Campinas, sempre somos incentivados a ir além e buscar aprender mais, tanto na prática quanto no dia a dia. Fazer uma segunda graduação me ajudou a amadurecer como profissional e a ter uma visão mais ampla da comunicação. Com RP, pude entender melhor o universo dos eventos, do relacionamento e da imagem institucional e somar isso ao que já trazia de Mídias Digitais”, completa.

A aluna Isadora de Castro Amancio cursou Mídias Digitais e hoje cursa Jornalismo, no segundo semestre. Ela também optou pela Dupla Formação. “Eu escolhi fazer a Dupla Formação porque, quando entrei em Mídias Digitais, eu buscava uma base mais ampla, algo que me conectava com o mundo.  O curso é incrível, me ensinou muito sobre comunicação, linguagem e estratégias, mas depois de três anos eu comecei a sentir falta de estar mais conectada com as atualidades e com o que está acontecendo no mundo agora. Foi aí que o Jornalismo entrou como um complemento perfeito. A função da dupla formação me ajudou demais, foi onde eu realmente me encontrei. Consegui unir o lado criativo e analítico de Mídias Digitais com o olhar crítico e factual do Jornalismo, e isso fez muito sentido para mim”, explicou a estudante.

Mariana Peres cursou Relações Públicas e Publicidade e Propaganda e reconhece a importância de ter as competências proporcionadas pelas duas graduações. “A formação em Relações Públicas me trouxe uma compreensão profunda sobre gestão de imagem, posicionamento e relacionamento com públicos — habilidades fundamentais para entender o papel do influenciador e da reputação digital. Já a Publicidade e o Marketing ampliaram minha capacidade de criar mensagens persuasivas, estruturar campanhas e pensar o funil de vendas com foco em resultado”, afirma.

Currículo, docentes e infraestrutura

Um dos trunfos da instituição está no modo como articula atualização curricular, qualidade docente e suporte tecnológico.

“Nossos estudantes encontram projetos pedagógicos atualizados e atentos aos desafios emergentes da comunicação, professores bem-sucedidos no exercício da profissão e com sólida formação acadêmica e uma estrutura laboratorial em constante atualização. Isso é terreno fértil para acolher alunos curiosos, criativos e entusiasmados”, destaca o professor Lindolfo.

Outro movimento que revela o olhar para o futuro foi o lançamento, em 2024, do curso de Cinema e Audiovisual. A nova graduação incorpora em sua grade desde disciplinas de história da arte até módulos sobre inteligência artificial, com o objetivo é preparar alunos para narrativas multiplataforma (cinema, streaming, séries, mídias sociais, documentários) em um setor que vive expansão constante.

Antes disso, a PUC-Campinas também lançou o curso de Mídias Digitais, que, em três anos, forma profissionais capazes de atuar como estrategistas digitais, integrando aspectos de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas, além de abordar tecnologia, administração e produção de narrativas para plataformas emergentes.

Outro destaque recente foi a Nota 5 conquistada pelo curso de Publicidade e Propaganda, concedida pelo MEC. A avaliação é a mais alta fornecida pelo Ministério da Educação e atesta a qualidade do curso.

Essa oferta diversificada permite que a PUC-Campinas cubra amplamente as áreas de atuação da comunicação contemporânea, da mídia tradicional às inovações digitais.

 

Vestibular 2026

Quer cursar um dos vários cursos de Comunicação na PUC-Campinas? O Vestibular 2026 está com inscrições abertas! Clique aqui e acesse a página!



Carlos Giacomeli
8 de outubro de 2025