
PUC-Campinas recebe seminário sobre arquivos eclesiásticos e a história urbana
Evento acontecerá no auditório da Sala 800, localizada no Campus I da Universidade
A PUC-Campinas e a Università Europea di Roma promovem, no próximo dia 20 de maio, das 8h30 às 17h, o seminário “Arquivos Eclesiásticos e História Urbana – Território, Ideários e Documentação”. O evento acontecerá no auditório da Sala 800, localizada no prédio H01, na Escola de Linguagem e Comunicação (ELC), no Campus I da Universidade e para participar dele basta se inscrever clicando aqui.
Com o apoio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e organizado pelo Grupo de Pesquisa – História das Cidades: Ocupações e Ideários Urbanos, a atividade objetiva propor uma reflexão interdisciplinar sobre os arquivos eclesiásticos como fontes fundamentais para a compreensão da formação urbana, da ocupação territorial e dos ideários urbanísticos.
Os palestrantes, especialistas com contribuições em inúmeras áreas do conhecimento, como arquitetura, urbanismo, história, teologia e arquivologia, abordarão os arquivos da Igreja como fontes essenciais para compreender os processos de construção territorial, a configuração urbana e a relação entre religião, arquitetura e sociedade.

O evento conta com realização da PUC-Campinas e da Università Europea di Roma e apoio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Além disso, serão discutidas metodologias de pesquisa em acervos eclesiais, gestão e acesso aos arquivos, bem como a produção de conhecimento em História, Arquitetura, Urbanismo e Ciências da Religião e a importância desses arquivos para a pesquisa histórica. Por fim, o encontro visa fomentar o intercâmbio acadêmico e promover novas perspectivas sobre o patrimônio documental da Igreja e a sua contribuição para a compreensão das cidades.
Programação
O Prof. Dr. Pe. Paulo José Ferreira Visintainer, da Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, na Itália, dá início ao rol de palestras, a partir das 9h, com “Os Arquivos da Igreja como Guardiões da Memória: Documentos Eclesiásticos e História Urbana” que tratará da importância dos documentos eclesiásticos como memória da atuação da Igreja nas cidades, a preservação de registros históricos e a contribuição para a compreensão da formação social e cultural dos territórios urbanos.
Jair Mongelli Junior, diretor técnico do Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo e funcionário desde 1985, apresenta, a partir das 10h20, a palestra “Arquivos Eclesiásticos no Brasil: Estrutura, Salvaguarda e Acesso à Pesquisa”. Serão assuntos da exposição, a organização dos arquivos eclesiásticos brasileiros, políticas de salvaguarda documental, questões de acesso e preservação e o potencial desses acervos para a pesquisa em história urbana e patrimônio.

Para realizar inscrições para quaisquer das palestras do Seminário, basta clicar no link existente no primeiro parágrafo do texto ou acessando o QR code na imagem acima.
“Pesquisas nos Arquivos do Vaticano e de Roma: Contribuições para a História Urbana e das Irmandades Religiosas” é o tema da palestra do doutorando do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas, intercambista de doutorado sanduíche com foco em pesquisas em arquivos eclesiásticos na Universidade Europeia de Roma e estudante convidado na Pontifícia Universidade Gregoriana, Me. Caio Felipe Gomes Violin. A partir das 11h30, ele falará sobre a experiência de pesquisa nos acervos eclesiásticos de Roma e do Vaticano, destacando documentos relevantes para os estudos sobre formação urbana, ocupação territorial e o papel das irmandades religiosas na organização social das cidades.
Em seguida, às 14h, será a vez do Prof. Dr. Pe. Paulo Sérgio Lopes, docente pesquisador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião e membro do grupo de pesquisa “Religião: Epistemologia e Fenomenologia”, da PUC-Campinas. Ele falará sobre a “Teologia e o Território: A Influência dos Ideais Religiosos na Construção das Cidades”, apresentando as relações entre pensamento teológico e desenvolvimento urbano e analisando como princípios eclesiais e litúrgicos impactaram a configuração de espaços urbanos e arquitetônicos.
Ministrada pelos professores titulares e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas, Prof. Dr. Dirceu Piccinato Junior e Profa. Dra. Renata Baesso, que também é coordenadora do Programa, “Arquivos Eclesiásticos e Produção do Conhecimento em História das Cidades: Arquitetura, Urbanismo e Cultura Urbana” é a palestra que encerra o dia, às 15h20.
Durante a explanação, será realizada uma abordagem metodológica e crítica sobre o uso de acervos eclesiásticos em pesquisas acadêmicas voltadas à História das Cidades, com foco nos estudos de Arquitetura e Urbanismo.
Para mais informações, mande uma mensagem para o e-mail caioempreg@hotmail.com ou pelo WhatsApp para o número (19) 99889-2193.