PUC-Campinas recebe nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC e consolida sua posição entre as melhores universidades do país

Resultado, divulgado nesta terça-feira, coloca a Universidade em faixa privilegiada, que compreende as melhores instituições do território nacional

A PUC-Campinas alcançou nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC). O índice avalia as instituições de educação de ensino superior e é considerado o mais importante do segmento no país. Com o resultado, divulgado em live nesta terça-feira (2), a Universidade entra para o seleto grupo das universidades mais bem avaliadas no Brasil.

Segundo a definição do Inep, o IGC é um indicador de qualidade que leva em conta diversos itens para o cálculo, como: média dos CPCs (Conceito Preliminar de Curso, que combina desempenho dos estudantes; valor agregado pelo curso; corpo docente; e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo) do último triênio; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) na última avaliação disponível; e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

O resultado apresentou uma escalada da PUC-Campinas, que subiu 125 posições entre as instituições privadas, alcançando conceito de excelência, que é atribuído às instituições que alcançaram as notas 4 e 5. A avaliação colocou a Universidade no grupo das 20% melhores particulares do país.

“Nosso desempenho no IGC reflete o empenho de toda nossa comunidade acadêmica rumo à excelência nas atividades-fim da PUC-Campinas”, afirmou o Reitor da Universidade, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

Resultado reforça tradição e qualidade da PUC-Campinas

A PUC-Campinas tem tido destaque nos principais rankings do ensino superior brasileiros e internacionais. No ano passado, a Universidade subiu 30 posições e alcançou destaque ainda maior no QS Latin America & The Caribbean University Rankings 2024, um dos rankings mais conceituados entre os avaliadores de qualidade. A análise também colocou a Pontifícia Universidade Católica de Campinas como a melhor Universidade do país fora das capitais e 7ª melhor no ranking geral de particulares do Brasil. Ao todo, foram ouvidos 2.100 pesquisadores e 617.000 empregadores para esta edição do ranking, que analisa instituições da América Latina e Caribe.

A PUC-Campinas também está entre as 10 melhores instituições de ensino superior privadas do Brasil, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF), da Folha de São Paulo, publicado no último dia 13 de novembro de 2023, que avaliou 203 universidades brasileiras. Nesse grupo das melhores particulares, dominado pelas pontifícias, a PUC-Campinas é a única do Interior de São Paulo.

Saiba mais sobre os rankings clicando aqui.

Carlos Giacomeli
2 de abril de 2024