Selos nacionais e internacionais, além de classificações de destaque em rankings de diversas áreas, são reconhecimentos da qualidade e da prioridade dada pela PUC-Campinas à excelência do ensino, da pesquisa e aos serviços prestados para a comunidade interna e externa. Essas certificações conquistadas nos últimos anos são relacionadas à relevância acadêmica de seus cursos, aos cuidados ambientais e sustentáveis em seus campi, aos projetos voltados ao público acima dos 60 anos, ao incentivo dado a pesquisadores e à satisfação de seus estudantes e parceiros.

QS World University Ranking

Um dos principais reconhecimentos recentes foi a entrada em 2022 no ranking das primeiras universidades privadas brasileiras e a única do Interior a figurar no QS World University Ranking, um dos três mais conceituados entre os avaliadores globais de qualidade acadêmica e que classifica as melhores universidades do mundo.

No Brasil, 35 conseguiram atingir a pontuação para entrar no ranking, sendo apenas sete particulares. Com isso, a PUC-Campinas recebeu um selo que a certifica integrar o grupo das melhores instituições de ensino superior globais.

No quesito sustentabilidade, a Universidade também tem reconhecimento internacional. Ela é a 12ª universidade brasileira mais sustentável de acordo com o UI GreenMetric World University Rankings. O ranking internacional avalia as universidades mais sustentáveis ecologicamente, sendo avaliadas 1.050 Instituições de Ensino Superior.

A PUC-Campinas avançou nove posições no ranking de sustentabilidade Brasil, passando da 21ª posição em 2021 para a 12ª em 2022. Já no ranking mundial, ela avançou 177 posições, pulando da 481ª posição em 2021 para a 304ª. Com isso, a PUC-Campinas está próxima do topo do ranking mundial de sustentabilidade e já faz parte do grupo das 30% mais sustentáveis do planeta.

Na questão do oferecimento de oportunidades ao público 60+ e combate ao etarismo, a Instituição também é uma das pioneiras e reconhecida mundialmente. Ele foi a primeira universidade da América do Sul a conquistar o título de integrante da Rede Internacional de Universidades Amigas do Idoso. A associação reúne mais de 70 instituições de ensino superior na Europa, Ásia e América do Norte e é uma iniciativa da Dublin City University (DCU), da Irlanda.

Universum Career Test

Os mais recentes selos obtidos pela PUC-Campinas foram os certificados de Reconhecimento de Experiência do Estudante Universitário emitidos pela Universum Career Test nos quesitos Oferta e Empregabilidade. Os certificados são resultados de uma avaliação realizada pela Universum Global, empresa de consultoria global especializada em avaliação de empregadores.

O quesito Oferta representa a qualidade da Universidade no oferecimento de cursos de qualidade, boa relação do número de professores por aluno, acesso a materiais para estudo, espaços físicos adequados, oportunidades de intercâmbios internacionais e outros requisitos.

A Empregabilidade é resultado da facilidade com que os estudantes da Universidade se inserem no mercado de trabalho, a relação entre empregadores com a Instituição, ligações consistentes com indústrias e ofertas de cursos para desenvolvimento profissional.

Universidade Amiga do Idoso

Uma das principais inciativas da Universidade para o público 60+ foi a criação do Vitalità, o Centro de Envelhecimento e Longevidade inaugurado pela Instituição em 2020, que oferece cursos, treinamentos, atividades diversificadas, desenvolvimento de pesquisas e projetos específicos, incluindo a criação de habitações votadas especialmente para o público idoso.

IES Amiga da Iniciação Científica

Na área de pesquisa, vários estudos e projetos são premiados e reconhecidos. Um dos mais recentes reconhecimentos foi o “Selo Semesp IES Amiga da Iniciação Científica”, certificado emitido pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo para instituições de ensino superior que incentivam a prática da pesquisa científica entre seus estudantes de graduação.

A Universidade, além dos projetos em seus cursos de graduação, extensão e pós-graduação, também estimula a iniciação científica entre alunos do Ensino Médio por meio de uma parceria com o Colégio Pio XII.

Guia da Faculdade

Os cursos da Universidade figuram entre os principais rankings de avaliação, conquistando selos com as maiores notas de qualidade. Ela está entre as 10 melhores universidades particulares do Brasil na edição do Guia da Faculdade 2022, a maior pesquisa de opinião sobre o Ensino Superior brasileira, feita pela Quero Educação (https://querobolsa.com.br/) em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo.

O ranking do Estadão mostrou a Universidade entre as particulares com o maior número de cursos cinco estrelas do País e a única fora das capitais. Foram 53 cursos avaliados da PUC-Campinas, sendo que quase todos receberam o selo cinco estrelas (excelente) e quatro estrelas (muito bom). Apenas dois, que estão em fase de reestruturação, receberam três estrelas (bom).

Além do reconhecimento de rankings de avaliação de qualidade, os cursos da Instituição também são reconhecidos por organizações de classe e da sociedade civil.

Pedro Visnardi
19 de março de 2023