Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas recebe edição regional de um dos maiores eventos de comunicação do Brasil

Versão local do Fest’Up objetivou fortalecer a edição nacional, ocorrida neste sábado, dia 20, em São Paulo

O espaço Manacás sediou, no último dia 23 de agosto, a versão regional de um dos maiores eventos de comunicação do Brasil: o Fest’Up. Promovido pela Associação dos Profissionais de Propaganda (APP Brasil) e, tradicionalmente, realizado em São Paulo, no mês de setembro, neste ano, ele aconteceu neste sábado, dia 20, na ESPM e na Universidade Belas Artes.

A edição regional, ocorrida na PUC-Campinas, teve como objetivo fortalecer o evento nacional e valorizar o mercado da Região Metropolitana de Campinas (RMC). A APP Campinas realizou esta edição antecipada com o intuito de reunir estudantes e profissionais de comunicação para discutirem temas referentes à área. No ano passado, a Universidade havia sediado o evento pela primeira vez.

Com o tema “Pessoas, Diversidade, Conexões – O Regional em Ascensão”, esta edição visou ainda promover uma imersão no mercado de comunicação, incentivando o networking entre estudantes, docentes, profissionais e empresas e contou com uma programação intensa, sendo um dia completo de aprendizado, troca e conexões reais com o mercado.

Fortalecendo a imagem e ampliando o relacionamento
De acordo com o diretor da Faculdade de Publicidade e Propaganda, Prof. Me. Hugo Gimenes de Lima, a realização do Fest’Up na PUC-Campinas representa uma excelente oportunidade para fortalecer a imagem institucional da Universidade, promover o desenvolvimento profissional de seus estudantes e ampliar o relacionamento com o mercado regional de comunicação.

Ele diz ainda que “inspirado no evento nacional da APP Brasil, o Fest’Up Campinas ofereceu essa versão local, gratuita para os alunos da Universidade, acessível e de alta qualidade, com uma programação que contou com palestras, painéis e workshops com profissionais de destaque em agências, veículos de mídia e anunciantes da região, a fim de proporcionar aos participantes, atualização, troca de experiências e contato com as tendências do setor”.

“Sediar novamente esse evento reforça o posicionamento da PUC-Campinas como referência regional no ensino de Publicidade e Propaganda, além de fortalecer a parceria institucional com a APP Campinas. A visibilidade proporcionada também contribui para a valorização do curso de Publicidade e Propaganda e da Universidade junto à comunidade acadêmica e ao mercado”, explica Hugo.

Programação matutina
A abertura do Fest’Up Campinas foi realizada pelo presidente da APP Campinas e CEO da Agência Nezz Digital Marketing, Luciano Silva, e pelo vice-presidente e diretor de educação e desenvolvimento profissional da entidade, Luiz Carlos Corrêa. Ambos falaram sobre o papel e as ações da APP Campinas nos dias atuais.

Na sequência, foi realizado o primeiro painel do dia: “Pessoas, Diversidade, Conexões e Inteligência Artificial: Ajustando o Futuro da Comunicação”, com mediação de Natália Públio, vice-presidente da Mezcla Diversidade, consultoria que apoia empresas a serem mais inclusivas e diversas. Participaram da conversa o sócio-diretor de relacionamento e estratégia da Boas Novas Comunicação, Flávio Benetti; o diretor jurídico e de recursos humanos do Grupo EP, Felipe Fernandes; o fundador da Agência Mapple, Eduardo Baraccat; e o managing director da Biggie no Brasil, Fábio Almeida de Souza.

A primeira palestra, “Ética e Registro de Marcas – Limites e Responsabilidades”, foi ministrada pelo sócio-diretor da Vilage Marcas e Patentes, Marcelo Brandão, e pela fundadora e sócia da Barini De Santis Advogados, a advogada especialista no mercado de comunicação, Valéria Barini De Santis. A segunda palestra veio em seguida. “Como a IA está Redefinindo Estratégias de Negócio” foi realizada pelo performance media manager da Rede Globo, Bruno Moreli.

O segundo painel do dia, “Agências e Profissionais que Rompem Barreiras Regionais – Contas Nacionais que a Agência Atende – Case de Sucesso”, contou com a participação do CEO do Grupo NÉF (Agência Desafio e Produto Propaganda), Cássio Botelho; do sócio-fundador da Agência SALA, Fábio Wanderley; e do CEO da Agência Portal Publicidade, César Massaioli.

Encerrando as atividades da manhã, foram realizadas a terceira palestra, “Quando o CNPJ Dorme com o CPF: O Romance que Vira Tragédia”, com a CFO as a service, especialista em BPO financeiro, consultora e mentora financeira, Deniane Bezerra, e o terceiro painel do dia, “Mercado Agro – A Força do Marketing Regional”, sob a moderação do presidente da APP Campinas e CEO da Agência Nezz Digital Marketing, Luciano Silva, e com a participação do diretor de arte sênior da Impulsa Comunicação, Édipo Barreto; do redator publicitário da mesma agência, Fernando Cratesquini; com o CEO da Bigbee e presidente da APP Brasil, Afonso Abelhão; e o diretor da FINCO Comunicação e da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA), Daniel Fontão de Pauli.

Programação vespertina
Após o intervalo para o almoço, aconteceu o quarto painel do evento, “Redescobrindo o OFF?”, sob a moderação do vice-presidente e diretor de educação e desenvolvimento profissional da APP Campinas, Luiz Carlos Corrêa, e contou com a participação de Rafael Cataldi, diretor comercial da Band Mais; da coordenadora de painéis (OOH) do Grupo EP, Tatiana Nunes Fantinati; e do executivo de desenvolvimento de negócios do Grupo Liberal de Comunicação, Sandro Lima.

A quarta palestra do dia foi realizada pelos diretores de criação da Agência Arpejo, Ricardo Ferreira e Felipe Pinheiro, que falaram sobre “Criatividade sem Fronteiras”. Na sequência, a diretora publicitária e fundadora da Brieflexia, Deh Bastos, ministrou a última palestra do dia, cujo tema foi “Criar Ainda é Coisa de Gente? – Ameaças e Potências da IA no Imaginário Cultural”.

O painel “Redescobrindo o OFF?” contou com a presença (da esquerda para a direita) do vice-presidente e diretor de educação e desenvolvimento profissional da APP Campinas, Luiz Carlos Corrêa; do diretor comercial da Band Mais, Rafael Cataldi; da coordenadora de painéis (OOH) do Grupo EP, Tatiana Nunes Fantinati; e do executivo de desenvolvimento de negócios do Grupo Liberal de Comunicação, Sandro Lima.

Por fim, a atriz e influencer Giovanna Gil mediou o último painel do dia: “Creators”, com o influencer Leonardo Darcadia e a apresentadora de TV, chef de cozinha e jornalista Gabi Rossi. Logo depois, houve o encerramento do Fast’Up Campinas pelo presidente e diretores da APP Campinas.

Discutindo questões regionais
O professor Hugo lembra que as regionais da APP desenvolvem eventos em sua área de abrangência com o intuito de promover os profissionais da propaganda de modo local, sendo estes eventos um “esquenta” para o Fest’Up nacional. “O evento não é só para o público estudantil, mas para o mercado também, pois é um momento em que este, a partir das pautas que são apresentadas, acaba por se conectar com as grandes discussões do momento e serve também para discutir, regionalmente, as questões referentes a publicidade e comunicação em um espaço próprio”, explica.

Referência na formação de profissionais
Sobre a importância de a PUC-Campinas sediar o Fest’Up regional, o diretor da Faculdade de Publicidade e Propaganda explica que, “por ter um perfil estudantil, o evento acaba por receber alunos e alunas de toda a Região Metropolitana de Campinas (RMC), que estão cursando, não só Publicidade e Propaganda, mas também Jornalismo, Relações Públicas e afins, pois as discussões tratam de muitos temas referentes a comunicação como um todo e sediá-lo por dois anos seguidos nos torna referência como formação de profissionais da área da publicidade e da comunicação para outras instituições de ensino, assim como acontece com a ESPM e a Belas Artes em São Paulo”.

Ele finaliza dizendo que “nós queremos ser referência na seara comunicacional em nossa região. E quanto ao mercado, é ótimo, porque ele também acaba adentrando a Universidade e os estudantes podem contar com contatos exclusivos com aqueles que já trabalham na área, ou seja, o mercado ganha e os nossos alunos e alunas também ganham. Por isso mesmo, foi uma honra sediar o Fest’Up Campinas”.



Daniel Bertagnoli
22 de setembro de 2025