Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas recebe a 10ª edição do Congresso Internacional “Ciências para a Saúde”

Evento foi promovido pelo PPG em Ciências da Saúde em parceria com a Rede Universal de Educação e Pesquisa Científica (USERN)

A PUC-Campinas recebeu, entre os dias 8 e 10 de novembro, a 10ª edição do Congresso Internacional “Ciências para a Saúde”, também conhecido como USERN Congress, um evento acadêmico e científico de alto impacto, promovido pelo Programa de Pós-Graduação (PPG) em Ciências da Saúde da Universidade em parceria com a Universal Scientific Education and Research Network (em tradução livre para o português, Rede Universal de Educação e Pesquisa Científica), mais conhecida pela sigla USERN. Antes do evento principal, no dia 7, teve lugar a realização de workshops e atividades preparatórias para o congresso.

Com um caráter interdisciplinar, o USERN Congress reuniu pesquisadores e cientistas da saúde (básica, biomédica e clínica), professores e acadêmicos, estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais da saúde e da indústria e representantes de startups, empresas de tecnologia e instituições de fomento e pesquisa em inúmeras palestras, mesas-redondas e apresentações com o intuito de compartilhar avanços científicos, fortalecer redes de colaboração e impulsionar a internacionalização da produção científica no Brasil.

Além disso, o evento procurou também fortificar a cooperação entre a PUC-Campinas, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e várias instituições internacionais; integrar ensino, pesquisa e extensão; ampliar a internacionalização da ciência brasileira; estimular a inovação em saúde (inteligência artificial, biotecnologia, saúde digital e afins); promover networking e parcerias com o setor produtivo; divulgar pesquisas de ponta; e fomentar editais de fomento.

Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira, o USERN Congress foi e continuará sendo “um espaço estratégico para a discussão de avanços científicos, troca de experiências e construção de soluções inovadoras para os desafios contemporâneos da saúde”.

Foram ainda buscados o estreitamento das relações entre as universidades, o setor produtivo e a sociedade; o estabelecimento de parcerias duradouras e de novos projetos colaborativos; e a consolidação do evento como referência científica anual.

Espaço estratégico para a discussão
Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira, o USERN Congress foi e continuará sendo “um espaço estratégico para a discussão de avanços científicos, troca de experiências e construção de soluções inovadoras para os desafios contemporâneos da saúde, com a reunião do corpo docente e de pesquisa de diferentes instituições nacionais e internacionais para um debate que, com certeza, enriquece e valoriza a comunidade interna da PUC-Campinas e o debate acadêmico”.

Ela diz ainda que “a relevância e importância do evento para a Universidade reside na integração de docentes, pesquisadores e estudantes para a realização de discussões e reflexões para a área da saúde, sempre pensando em soluções inovadoras, nas pesquisas de ponta e na fronteira do conhecimento. Por isso, fomos muito felizes em sediar um encontro que conta com tantos parceiros nacionais e internacionais”.

Submissão de trabalhos acadêmicos
Sob a coordenação do Prof. Dr. Leonardo Oliveira Reis, pesquisador da PUC-Campinas, e dos doutores Tommaso Dorigo e Nima Rezaei (respectivamente, presidente e fundador da USERN), o congresso contou com uma comissão científica composta por representantes das cinco universidades brasileiras envolvidas e com a abertura para a submissão de trabalhos acadêmicos que puderam ser apresentados oralmente ou através da confecção de pôsteres, tendo sido avaliados por um comitê técnico especializado, levando-se em conta a sua relevância, originalidade, metodologia, impacto e inovação.

“Poder celebrar, antes de mais nada, conquistas recentes, importantes, na captação de recursos, em um montante que ultrapassa a cinco milhões de dólares nos últimos dois a três anos, dentro da visão do Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, reitor da PUC-Campinas, e de integrar as universidades paulistas: USP, Unicamp, Unesp, PUC-Campinas e a Escola Paulista de Medicina, vinculada à Unifesp, em um contexto de colaboração, é algo realmente incrível”, ressalta o coordenador do USERN Congress, Prof. Dr. Leonardo Oliveira Reis.

Celebrando conquistas
O professor Leonardo explica que durante o evento houve a assinatura de um documento que reforçou a parceria entre as instituições envolvidas e que ter a oportunidade de ver o USERN Congress sendo acolhido pela PUC-Campinas foi “um prazer”.

“Poder celebrar, antes de mais nada, conquistas recentes, importantes, na captação de recursos, em um montante que ultrapassa a cinco milhões de dólares nos últimos dois a três anos, dentro da visão do Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, reitor da PUC-Campinas, e de integrar as universidades paulistas: USP, Unicamp, Unesp, PUC-Campinas e a Escola Paulista de Medicina, vinculada à Unifesp, em um contexto de colaboração, é algo realmente incrível”, ressalta Leonardo.

“Além disso, nós temos conexão com uma entidade internacional, que é a USERN, que promove a ciência sem fronteiras e que assinou com a nossa Universidade um memorando de entendimento para que facilitemos inúmeros projetos de colaboração nos próximos meses e anos, ou seja, eventos como o USERN Congress facilitam em muito a aproximação para a realização de parcerias com outras universidades e institutos de pesquisa, o que sem dúvida nenhuma, é fundamental para nós enquanto instituição de ensino superior. Dado isso, eu espero que possamos promover cada vez mais eventos desta ordem aqui na PUC-Campinas”, encerra o professor.



Daniel Bertagnoli
3 de dezembro de 2025