A Universidade passará a oferecer uma nova modalidade de curso superior, o de tecnologia; três novos cursos oferecerão um total de 210 vagas

Pela primeira vez a PUC-Campinas realizará um vestibular no meio do ano e passará a oferecer três novos cursos de graduação: Superior de Tecnologia em Comunicação Assistiva – tradução e interpretação de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios e Superior de Tecnologia em Redes de Computadores. Cada curso terá 70 vagas para o período noturno. As inscrições poderão ser feitas entre 10 de junho a 13 de julho pelo Portal da Universidade – www.puc-campinas.edu.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00.

A prova ocorrerá no dia 26 de julho, das 9 às 13 horas e os locais serão divulgados, a partir do dia 17 de julho, no site da Universidade. O processo seletivo terá 50 questões objetivas de conhecimentos gerais, valendo um ponto cada uma e a redação, valendo 50 pontos. As matrículas acontecem em 31 de julho e 1º de agosto.

De acordo com o pró-reitor de Graduação da PUC-Campinas, Germano Rigacci Júnior esses cursos foram criados para atender a uma demanda da sociedade e fechar um ciclo do Ensino Superior de graduação, composto pelos cursos de licenciatura, bacharelado e tecnológico. Os cursos de tecnologia têm duração de 2 a 3 anos e conferirão o diploma de tecnólogo aos formados.

Os três novos cursos utilizarão a infra-estrutura, experiência e tradição em formar profissionais alcançada ao longo dos 67 anos da PUC-Campinas na graduação e pós-graduação.

ENEM

A PUC-Campinas utiliza o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) apenas para beneficiar o aluno. Se o estudante foi mal no ENEM, ele pode ficar tranqüilo, que seu resultado será desconsiderado. Se foi bem, aí sim sua nota terá peso de até 16,66% no Vestibular 2008 da PUC-Campinas. A nota do ENEM é utilizada no Vestibular da Universidade desde 2000.

Para a composição da pontuação do Processo Seletivo da PUC-Campinas, o total de pontos das questões de Conhecimentos Gerais será calculado considerando-se, também, o resultado obtido pelo candidato na prova objetiva (sem a Redação) do ENEM, na seguinte proporção: resultado nas questões de Conhecimentos Gerais da PUC-Campinas (de 0 a 50 pontos) multiplicado por 5, somado à metade do percentual de acertos da prova objetiva do ENEM, dividido por 6.

Sobre os cursos
Esse curso terá 70 vagas, duração de 2 anos e o grau conferido será de tecnólogo em comunicação assistiva – tradução e interpretação de Libras. Mensalidade: R$ 395,00.
O curso tem por objetivo a formação do tradutor e do interprete de Libras, a língua brasileiras de sinais usados para o contato com a comunidade surda e com uma estrutura planejada que visa formar o tradutor e o interprete.
Hoje, há um campo de atuação crescente nessa área. A Legislação Federal abriu um campo enorme em escola, hospitais, empresas, repartições, comunidades eclesiais, televisão e poder judiciário, todos solicitando profissionais de Libras.
O curso Superior de Tecnologia em Comunicação Assistiva – tradução e interpretação de Língua Brasileira de Sinais (Libras) estará sob a responsabilidade do diretor da Faculdade de Letras da PUC-Campinas, Carlos de Aquino Pereira

Superior de Tecnologia em Redes de Computadores
Esse curso terá 70 vagas, duração de 2 anos e meio e o grau conferido será de Tecnólogo em Redes de Computadores. Haverá duas certificações intermediárias de “Instalador de Redes de Computadores” e de “Analista de Suporte de Redes de Computadores”. Mensalidade: R$ 395,00.
Esse curso visa a formação de profissionais de nível superior na área de tecnologia, com ênfase na concepção, implantação e gestão de redes de computadores, com capacidade para acompanhar as constantes evoluções do mercado de computação e, em especial, o de redes de computadores.
A demanda por profissionais com a formação oferecida pelo curso é crescente. Mais especificamente, por profissionais que atuem no projeto, instalação, manutenção e gestão de redes de computadores. Vale ainda destacar que o bom desempenho das redes de computadores é vital para que a produtividade das empresas cresça, devido ao nível dos serviços prestados através da sua rede. O diretor da Faculdade de Engenharia da Computação, Ricardo Luís de Freitas será o responsável pelo curso.

Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios.
Esse curso terá 70 vagas, duração de 3 anos e o grau conferido será de Tecnólogo em Construção Civil – Edificações. Haverá certificações intermediárias de “Desenhista de Construção Civil” e “Auxiliar Técnico em Construção de Edifícios”. Mensalidade: R$ 395,00.
O curso tem por objetivo a formação do Tecnólogo de nível superior, que atuará em conjunto com o Engenheiro Civil na realização de projetos, orçamentos, planejamento e execução de obras de construção civil.
O mercado de trabalho nessa área tem se mostrado promissor em função da falta de profissionais capacitados. Devido ao atual aquecimento do mercado de projetos e obras há necessidade imediata de pessoas com qualificação suficiente para suprir as demandas do mercado.
Esse curso ainda permitirá a rápida inserção do jovem no mercado de trabalho e permitirá uma rápida atualização para aqueles que já exercem atividades na área. O curso estará sob responsabilidade do diretor da Faculdade de Eng. Civil, João Carlos Rocha Braz.

CRONOGRAMA:
Vestibular para cursos superiores de tecnologia

Inscrições: 10 de junho a 13 de julho de 2008

Prova: 26 de julho de 2008 (*)

Matrícula: 31 de julho a 1º de agosto de 2008

(*) A Coordenadoria de Ingresso Discente orienta os alunos a chegarem aos locais de prova, que serão divulgados para cada candidato, com uma hora de antecedência.

Serviço:
Informações sobre o processo seletivo para os cursos superiores de tecnologia da PUC-Campinas estão disponíveis no portal www.puc-campinas.edu.br ou pelo e-mail: vestibular@puc-campinas.edu.br. Telefone: 0800-7287822.

9 de junho de 2008