
PUC-Campinas realiza Semana Acadêmica 2025 com integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão
De 20 a 25 de outubro, evento reunirá atividades formativas e os principais projetos institucionais da Universidade
A PUC-Campinas realiza, entre os dias 20 e 25 de outubro de 2025, a Semana Acadêmica, um dos momentos mais importantes do calendário universitário, que reúne iniciativas de Ensino, Pesquisa e Extensão com o propósito de promover experiências desde a graduação até o doutorado em um espaço de troca e aprendizagem.
Com uma proposta de integração entre as seis Escolas da Universidade – Escola de Arquitetura, Artes e Design; Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais; Escola de Ciências da Vida; Escola de Economia e Negócios; Escola de Linguagem e Comunicação; e Politécnica —, a Semana Acadêmica busca oferecer aos estudantes experiências formativas diversificadas, conectando teoria, prática e impacto social.
Na abertura do evento, na próxima segunda-feira (20), os participantes acompanharão uma palestra sobre a “Trajetória da Avaliação: do PAIUB aos dias atuais e perspectivas”, com o Prof. Dr. Dilvo Ristoff, professor Titular Emérito da Universidade Federal de Santa Catarina. Haverá também o lançamento da Revista Cadernos de Avaliação Especial – 20 anos CPA PUC-Campinas.
“A Semana Acadêmica 2025 representa um momento fundamental na vida da PUC-Campinas. Ao integrar Ensino, Pesquisa e Extensão, reafirmamos nosso compromisso com a formação integral de nossos estudantes, apresentando as múltiplas oportunidades que a Universidade oferece – da iniciação científica ao empreendedorismo, da mentoria aos projetos de extensão. É um momento de celebrar a cultura do encontro, onde o conhecimento se constrói no diálogo entre as seis Escolas da Universidade. Convido toda a comunidade acadêmica a participar ativamente desta semana transformadora”, afirmou o Reitor da Universidade, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.
O evento é composto por seis Projetos Macro, que consolidam o compromisso da Universidade com a formação integral e o estímulo à produção de conhecimento: VI Simpósio de Produção Acadêmica da Graduação 2025; Projeto Integrador 2025; Curricularização da Extensão 2025; VII Postgraduate Meeting 2025; XXX Encontro de Iniciação Científica / XV Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2025 e o XV Encontro Anual de Extensão Universitária 2025.
“A Semana acadêmica, prevista anualmente no Calendário da Universidade, oportuniza a comunidade interna, especialmente, aos nossos estudantes, conhecerem as inúmeras oportunidades que a Universidade possibilita para a formação integral dos nossos alunos”, afirmou a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira. “A intenção é que seja uma semana diferenciada onde os alunos poderão participar de experiências e atividades como: palestras, minicursos e oficinas. Destacamos também a apresentação dos pôsteres e apresentação oral projetos de iniciação científica, das apresentações orais dos projetos de extensão, as diversas atividades dos Programas Institucionais e do Centro de Cultura e Arte (CCA), como o Projeto Ciência em Cena, com a peça de teatro, redigida e apresentada por estudantes, com o tema “Afetos Sintéticos”, completa a docente.
Para a Profa. Dra. Cyntia Belgini Andretta, Pró-Reitora de Graduação, é de fundamental importância a congregação entre ensino, pesquisa e extensão. “O ensino, a pesquisa e a extensão são indissociáveis e, portanto, nossos estudantes com iniciação científica ou que trabalham com a extensão ou que estão com projetos de curricularização da extensão fazem parte dessa semana. Nós estamos muito contentes com as parcerias que temos feito”, comentou a Pró-Reitora.
Além da comunidade interna, também participarão da agenda avaliadores externos no Fórum de Autoavaliação dos PPGs e, também, os egressos dos Programas de Pós-Graduação, docentes externos e representantes da sociedade para avaliarem os pôsteres, em inglês, dos alunos de mestrado e doutorado no Postgraduate Meeting.
O evento terá a presença do Comitê Externo do CNPq, para que sejam avaliados os Planos de Trabalhos de Iniciação Científica, tanto dos alunos que estão encerrando o ciclo 2024/2025 quanto dos alunos que estarão iniciando o ciclo 2025/2026.
Além disso, alguns programas institucionais da PUC-Campinas promoverão fóruns temáticos ao longo da semana, entre eles o Vitalità, o Prohabitat, o Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Dra. Nicéa Quintino Amauro (CEAAB), o Observatório PUC-Campinas e o Programa de Desenvolvimento Humano Integral (PDHI:LA).
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