Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas realiza III Congresso Internacional de Medicina Reprodutiva

Evento reuniu especialistas do Brasil e da Itália para discutir avanços científicos, práticas clínicas e desafios emergentes da saúde masculina

 A PUC-Campinas realizou, no dia 19 de novembro, o III Congresso Internacional de Medicina Reprodutiva, reunindo nomes de referência da Itália e do Brasil, com o propósito de promover atualização científica e o intercâmbio de conhecimento na área da saúde reprodutiva masculina.

O evento, realizado no Auditório Silvio Carvalhal, no Campus II, abordou temas como o declínio da fertilidade masculina em mais de 50% em 40 anos, infecções, prevenção e os avanços na área. Para o pesquisador e professor da PUC-Campinas, Dr. Mauro Bibancos, especialista em medicina reprodutiva, o evento já se consolidou como parte da agenda institucional da Universidade. “Esse congresso acompanha a crescente relevância acadêmica e clínica das discussões sobre infertilidade masculina, práticas baseadas em evidências e inovações diagnósticas”, afirmou.

Mais do que apresentar evidências, o congresso buscou fortalecer redes de colaboração internacional, incentivar a formação continuada e estimular práticas clínicas alinhadas às mais recentes descobertas científicas.

O encontro também contou com a presença do Dr. Adriano Fregonesi, ex-chefe da disciplina de Urologia da Unicamp e atual chefe da área na Faculdade de Medicina de Jundiaí, profissional amplamente reconhecido nacionalmente por sua trajetória acadêmica e clínica, reforçando o alto nível da programação.

Participação internacional

Um dos pontos centrais desta edição foi a presença de dois especialistas de renome da Universidade de Pádua, na Itália, reconhecida internacionalmente como um dos polos mais avançados em medicina reprodutiva masculina.

Os professores Dr. Andrea Garolla, especialista em Andrologia e Endocrinologia e Dr. Alessandro Turetta, Coordenador do Programa de Mestrado em Andrologia, Reprodução e Sexualidade, referências globais na área, contribuíram com perspectivas atualizadas sobre infecção por HPV, relação com infertilidade, avanços em terapias com FSH e estratégias de prevenção andrológica.

Segundo o Dr. Mauro Mauro Bibancos, a participação dos pesquisadores italianos evidencia o grau de excelência do congresso. “Eles trazem a experiência de centros internacionais de excelência e contribuem diretamente para a formação de nossos profissionais. A Universidade de Pádua está a nossa frente em número de publicações e pesquisas, mas nós não ficamos atrás em termos de tratamento e consulta”, finalizou.



Carlos Giacomeli
25 de novembro de 2025