
PUC-Campinas realiza a 1ª edição do Fórum Turismo, Inovação e Sustentabilidade da RMC
O objetivo foi reunir a academia, o mercado e os players do turismo para discutir o assunto
A PUC-Campinas realizou, no último dia 20 de maio, na Sala Mescla do Hub Gastronômico, a 1ª edição do Fórum Turismo, Inovação e Sustentabilidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC), conhecido como Fórum TurIS – RMC.
O evento, que teve como propósito reunir a academia, o mercado e os players do turismo da RMC para discutir o desenvolvimento da atividade turística e focar em inovação, tecnologia, ciência e sustentabilidade, foi uma iniciativa da Faculdade de Turismo da PUC-Campinas em parceria com o Campinas e Região Convention & Visitors Bureau (CRC&VB).
Além disso, a ideia foi de incentivar a reflexão sobre o potencial competitivo de Campinas no desenvolvimento estratégico da região pelo turismo, identificar e refletir sobre problemáticas e desafios contemporâneos do turismo na RMC e apontar ações estratégicas para resolver questões relacionadas ao turismo e ao lazer, promovendo soluções criativas que considerem a inovação e a sustentabilidade.
- Do painel “Turismo, Inovação, Negócios e Sustentabilidade na RMC”, da esquerda para a direita, a Profa. Dra. Bruna Ângela Branchi, Eduardo Gurgel do Amaral, Alexandra Caprioli, Leandro Cássio e Luis Felipe Campos Almeida.
- Do painel “Formação Superior em Turismo e Inovação: Diferencial Competitivo no Mercado”, da esquerda para a direita, Douglas Manoel Pereira, Marcos Brocchi, Adriana Zeolo, Ellen Francisco e a Profa. Dra. Ana Maria Vieira Fernandes.
Fortalecendo relações
De acordo com a diretora da Faculdade de Turismo da PUC-Campinas, Profa. Dra. Ana Maria Vieira Fernandes, o Fórum TurIS – RMC buscou fortalecer as relações entre a PUC-Campinas e o trade turístico. Ela explica que o evento permitiu à Faculdade “expandir e compartilhar o conhecimento acadêmico, reforçando a vocação inovadora da PUC-Campinas no mercado e nas instituições de classe. A longo prazo, a iniciativa pode se integrar ao calendário universitário e ao de eventos de Campinas, promovendo reflexão e planejamento para ações turísticas futuras”.
Para Roseli dos Santos, diretora de Turismo de Americana, é muito importante valorizar o setor turístico no interior paulista. Ela comenta que o encontro favorece a sustentabilidade “que nós tanto precisamos em nossa área, uma vez que temos muita necessidade de mão de obra e entidades como a PUC-Campinas e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), por exemplo, têm contribuído com os nossos trabalhos, na capacitação, no treinamento e na inovação de que nós tanto precisamos”.
A secretária de Cultura e Turismo de Monte Mor, Andreza Ramos, esclarece que falar de turismo e fomentá-lo é essencial, sendo demasiadamente importante a aplicação da inovação, da renovação e da qualificação das tradições a fim de se poder ofertar “um bom produto turístico para quem vem visitar a nossa região”.

Entre o primeiro e o segundo painel, a diretora de Operações (COO) da ESG Pulse, Tatiana Pacheco, ministrou uma palestra sobre a importância da avaliação das práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) dos eventos como fator de destaque do destino, ressaltando como essa mensuração é um diferencial competitivo para os locais turísticos que buscam se destacar no cenário nacional e internacional.
Ela lembra que Monte Mor, assim como Americana e Campinas, fazem parte da Região Turística Bem Viver, que é composta por seis municípios (Americana, Campinas, Capivari, Elias Fausto, Monte Mor e Santa Bárbara d’Oeste) e que “esse agrupamento de municípios conta com conexões territoriais, culturais, históricas, temáticas e de negócios. Esses seis municípios podem aumentar, por exemplo, o fluxo turístico aos finais de semana e para o turismo de negócios e a nossa região conta com grande diversidade de produtos turísticos muito interessantes. No final das contas, a vida é muito curta para se viajar apenas duas vezes por ano”.
Discutindo o avanço do turismo na RMC
Após a realização de um café no Restaurante Terraço, a Sala Mescla do Hub Gastronômico teve como abertura um discurso de boas-vindas do decano da Escola de Economia e Negócios (EcoN), Prof. Me. Eduardo Frare. Logo em seguida, aconteceu o primeiro dos dois painéis que tiveram como intuito discutir o avanço do turismo na região. “Turismo, Inovação, Negócios e Sustentabilidade na RMC” contou com a participação da secretária de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli; da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da PUC-Campinas, Profa. Dra. Bruna Ângela Branchi; do presidente da Diretoria Executiva da Fundação Fórum Campinas (que congrega 36 das principais instituições do ecossistema de inovação da região de Campinas), Eduardo Gurgel do Amaral; e o diretor Comercial e de Marketing do Grupo Royal Palm Hotels & Resorts, Leandro Cássio.
Mediado pelo presidente da CRC&VB e presidente do Conselho Municipal de Turismo de Campinas, Luis Felipe Campos Almeida, o painel destacou o papel do turismo como indutor econômico e aliado estratégico da cultura, com grande impacto na economia local. Além disso, foi enfatizada a importância de se reunir todos os atores do ecossistema turístico para gerar negócios, fortalecer a governança e ampliar a tomada de decisão com base em dados e informações concretas.
Também foi apresentada a criação do Plano de Desenvolvimento Turístico de Campinas como exemplo de iniciativa estratégica para fomentar o setor e promover o senso de pertencimento e memória sem causar danos aos territórios, desenvolvendo experiências personalizadas que despertem o interesse do turista e promovam o reconhecimento do destino.

De acordo com a diretora da Faculdade de Turismo da PUC-Campinas, Profa. Dra. Ana Maria Vieira Fernandes, o Fórum TurIS – RMC buscou fortalecer as relações entre a PUC-Campinas e o trade turístico e permitiu à Faculdade “expandir e compartilhar o conhecimento acadêmico, reforçando a vocação inovadora da PUC-Campinas no mercado e nas instituições de classe”.
Outros temas tratados foram a segmentação do mercado turístico; a reversão dos ganhos econômicos do turismo em benefícios diretos para a sociedade, por meio de políticas públicas e planejamento integrado; a importância da educação e a necessidade de repensar as universidades como agentes efetivos de sustentabilidade; o uso de tecnologias como a inteligência artificial (IA) e o big data a fim de transformar a gestão turística e otimizar a experiência do cliente; e melhorar processos operacionais no ramo hoteleiro, aumentando a rentabilidade e reduzindo burocracias, sem necessariamente eliminar postos de trabalho.
Temas transversais
Para uma das participantes do painel, a secretária de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli, é importante discutir o turismo sob os mais variados prismas, sempre tratando das questões referentes à gestão pública e ao empresariado e do impacto de ambos sobre a área.
“A gente fica muito feliz com a iniciativa de se realizar esse fórum porque eu acredito que os temas são muito transversais e capazes de trazer algumas inspirações e soluções para os desafios que todos os municípios hoje enfrentam, como a questão da sustentabilidade, que tem de ser alcançada para que o turismo seja, de fato, uma indústria desenvolvedora para os municípios e que não gere impactos negativos. Além disso, precisamos saber como atender melhor o turista a fim de que a sua visita gere um impacto na vida dele como uma experiência, mas também um impacto positivo na comunidade pra qual ele viajou, tanto econômica quanto socialmente”, esclarece Alexandra.
Ela diz ainda que é necessário entender como as tecnologias, incluindo a inteligência artificial, podem ser aliadas de uma melhor gestão turística e que “esse tipo de debate, quando nós o trazemos para a universidade e chamamos os empresários e o poder público para participarem, isto acaba por ampliar o nosso repertório, possibilitando, inclusive, que os alunos e alunas tenham acesso, talvez, ao que há de mais moderno na área turística”.

Após a realização de um café no Restaurante Terraço, a Sala Mescla do Hub Gastronômico teve como abertura um discurso de boas-vindas do decano da Escola de Economia e Negócios (EcoN), Prof. Me. Eduardo Frare.
Entre o primeiro e o segundo painel, a diretora de Operações (COO) da ESG Pulse, Tatiana Pacheco, ministrou uma palestra sobre a importância da avaliação das práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) dos eventos como fator de destaque do destino, ressaltando como essa mensuração é um diferencial competitivo para os locais turísticos que buscam se destacar no cenário nacional e internacional.
Formação superior em Turismo e Inovação
O segundo painel, mediado pela diretora da Faculdade de Turismo da PUC-Campinas, Profa. Dra. Ana Maria Vieira Fernandes, foi “Formação Superior em Turismo e Inovação: Diferencial Competitivo no Mercado”, com a responsável pelo setor de Recrutamento & Seleção e Treinamento & Desenvolvimento do Grupo Royal Palm Hotels & Resorts, Adriana Zeolo; com o especialista em Docência para o Ensino Superior com ênfase em Turismo e Guia de Turismo Regional, Nacional e para a América do Sul, Douglas Manoel Pereira; com a turismóloga do Centro de Convenções e Exposições Expo D. Pedro, Ellen Francisco; e com o diretor de Qualidade e Compliance da Rede Vitória Hotéis, Marcos Brocchi.
Durante o painel, foi ressaltada a importância de uma formação superior em Turismo que abarque as competências em gestão e planejamento estratégico, sendo discutidas quais seriam as principais habilidades que um currículo de formação superior deve conter para uma melhor formação pessoal e profissional do egresso e de que maneira a sustentabilidade e a inovação, trabalhadas de forma transversal ao longo da grade curricular do estudante, impactam nas ações profissionais do mesmo quando este entra no mundo do trabalho.
Foram discutidos ainda a necessidade de facilitação de processos que possam contribuir para a redução de custos e maior eficiência no setor em território brasileiro e o intercâmbio entre os setores acadêmico, público e privado, sendo, inclusive, mencionado o papel das empresas no cumprimento de diretrizes ESG e o compromisso do mercado na configuração e oferecimento de vagas e jornadas de trabalho mais atraentes, a fim de que haja uma revalorização da profissão e do profissional de turismo.
Ao final, houve um breve encerramento realizado pela diretora da Faculdade de Turismo, Profa. Dra. Ana Maria Vieira Fernandes, e pelo presidente da CRC&VB e presidente do Conselho Municipal de Turismo de Campinas, Luis Felipe Campos Almeida.

O presidente da CRC&VB e presidente do Conselho Municipal de Turismo de Campinas, Luis Felipe Campos Almeida, lembra que o evento foi um esforço mútuo entre a academia, a sociedade civil e os empresários de Campinas e região “para discutir e fomentar as diretrizes do turismo na RMC”.
A diretora Ana Maria explica que o Fórum foi um espaço de reflexão e articulação sobre como tornar a marca (branding) da RMC visível como um território de tecnologia, inovação e sustentabilidade, com base na colaboração intersetorial e na construção coletiva de soluções. Ela explica que o turismo foi reafirmado como vetor estratégico para o avanço da ciência, da economia e da cultura na região e que “o Fórum foi um importante espaço também para a escuta, articulação e construção conjunta de um novo posicionamento estratégico para o turismo regional, bem como para reforçar a importância do ensino superior na formação de profissionais de excelência que atuem nesse setor, que se encontra em plena efervescência na Região Metropolitana de Campinas.
Esforço mútuo
O presidente da CRC&VB e presidente do Conselho Municipal de Turismo de Campinas, Luis Felipe Campos Almeida, lembra que o evento foi um esforço mútuo entre a academia, a sociedade civil e os empresários de Campinas e região “para discutir e fomentar as diretrizes do turismo na RMC. Dado isso, eu só tenho a agradecer a PUC-Campinas pela sua parceria e dar os parabéns pela infraestrutura oferecida. Essa primeira edição do evento só coroa o trabalho dos conselheiros do Conselho Municipal de Turismo de Campinas, da academia e do trade e tem como objetivo principal a definição das ações para o desenvolvimento do turismo nos próximos anos”.
A professora Ana Maria complementa explicando que, na atualidade, o mercado referente à área turística da RMC está “muito aquecido, sobretudo após a pandemia de Covid-19, e essa retomada teve início em 2022, com o mercado contando com lacunas de profissionais. Por isso mesmo, durante o evento, nós procuramos discutir como a grade curricular do curso de Turismo pode trabalhar com conteúdos transversais, falando de inovação, tecnologia e sustentabilidade para a formação profissional”.
Ela encerra explicando que “a gente tem muito orgulho de sediar um evento desse porte, de trazer para dentro da academia tal discussão que ultrapassa os muros da universidade e consegue fazer essa ponte com o mercado, com outras instituições e com as empresas da área de eventos. Isso é muito importante para que as pessoas conheçam a nossa estrutura e também vejam na academia um espaço onde é possível se pensar conjuntamente a construção de uma cidade e uma região melhor. Para o ano que vem, nós já estamos pensando em novos temas para serem discutidos e esperamos que o evento, ao longo dos anos, gere bons frutos para a nossa área de trabalho”.