O Censo de 2000 apontou uma população de aproximadamente 5 milhões de deficientes auditivos no Brasil. Um universo de pessoas que precisam se comunicar para se inserirem na sociedade. Por esse motivo, o Decreto Federal nº 5626 de 22 de dezembro de 2005 estabelece que as Faculdade de Letras, Fonoaudiologia e Educação incluirão em seus currículos a disciplina de libras a partir de 2009. Para discutir todas as questões que envolvem essa proposta, no dia 13 de setembro, as três Faculdades da PUC-Campinas realizarão o 1º Simpósio em Língua Brasileira de Sinais, no Auditório Nobrão, Campus Central da Universidade. “No Simpósio vamos discutir sobre a inclusão da disciplina de libras na Universidade para juntos encontrarmos a melhor forma de inserção”, explica Luzia Siqueira Vasconcelos, diretora da Faculdade de Educação da PUC-Campinas.

Neste dia educadores, psicólogos educacionais, intérpretes de Libras, entre outros estarão reunidos para debater todos os aspectos que influenciam na inserção da Língua Brasileira de Sinais como disciplina obrigatória nas Faculdades. De acordo com o diretor da Faculdade de Letras, Carlos de Aquino Pereira foi criado um grupo de estudos, composto pelos diretores e um docente de cada uma das três Faculdades envolvidas para a ampla discussão do tema. “Há um elevado número de deficientes auditivos que saem do Ensino Fundamental e que não podem continuar os estudos por não terem intérpretes para auxiliá-los”, explica .

Programação:
8h45 – Os conceitos básicos na área da surdez: surdo, cultura surda, identidade surda será tratado – professora Zilda Gesueli da Faculdade de Fonoaudiologia da Unicamp.
9h30 – História da educação de surdos – pedagoga Lúcia Helena Reily.
10h30 – Representação Pictória da Língua Brasileira de Sinais – professora Cássia Geciauskas Sofiato do curso de Pedagogia da PUC-Campinas.
11h30 – O papel do intérprete na Libras – professora Andréa da Silva Rosa mestra em educação pela Unicamp
14h – Inclusão, trabalho e educação do surdo: a legislação – Rodrigo Chinelato Frederice, advogado e fonoaudiólogo
15h – Fundamentos da Língua de Sinais Brasileira – professora Ivany Rodrigues Silva, professora da Faculdade de Fonoaudiologia da PUC-Campinas
16h – O direito da criança surda crescer bilíngüe – professora Elizabeth Crepaldi de Almeida, da Faculdade de Fonoaudiologia da PUC-Campinas