Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas marca presença em debate da Rede Pop Rua e reforça compromisso com a Escuta e a Transformação Social

Representantes da Extensão e do PDHI:LA acompanharam de perto as discussões na Prefeitura de Campinas, reafirmando o papel da Universidade como parceira atenta aos desafios da comunidade

A PUC-Campinas marcou presença atenta no recente encontro da Rede Pop Rua, realizado na Prefeitura de Campinas, representada pela Gerente de Extensão, Profa. Dra. Vera Lúcia Placido, e pelo responsável pelo Programa de Desenvolvimento Humano Integral: Levanta-te e Anda (PDHI:LA), Prof. Dr. Everton Silveira. Estiveram presentes também a Maestrina da Universidade, Fátima Viegas, e a Dra. Paola Fernanda Silva Mineiro, advogada orientadora do Núcleo de Ensino Clínico em Direitos Humanos vinculado à Faculdade de Direito. O grupo acompanhou de perto as reflexões, os testemunhos e os debates sobre as políticas públicas voltadas à população em situação de rua.

A participação no evento está profundamente alinhada à filosofia da Extensão Universitária, que compreende que a transformação social começa com a escuta qualificada e o respeito aos saberes gerados na prática. Um momento de aprendizado com os gestores, os profissionais da linha de frente e, principalmente, com as pessoas que vivenciam a rua, fortalecendo laços e compreendendo as nuances de um dos maiores desafios sociais da atualidade.

Em uma reflexão sobre as discussões e os testemunhos apresentados no evento, o Prof. Dr. Everton Silveira destacou a urgência de se combater a visão reducionista que invalida o complexo trabalho realizado pela rede de assistência. “As pessoas têm uma tendência de imaginar que, como os serviços não retiram as pessoas da rua, eles não funcionam”, pontuou. A fala reforça a importância de espaços que, como aquele, dão visibilidade aos processos de desenvolvimento humano, autonomia e cidadania que ocorrem diariamente, mas que permanecem invisíveis para a sociedade em geral.

O Prof. Dr. Everton Silveira ainda destacou que o Seminário se revelou um espaço de tripla potência. Primeiro, do reconhecimento, ao celebrar boas práticas e dar voz a narrativas de sucesso. Segundo, do encontro, ao criar um ambiente de diálogo onde a pessoa em situação de rua torna-se sujeito ativo da conversa. E, finalmente, da mobilização, pois, ao expor os casos de êxito, o evento também revela os limites das políticas atuais e aponta para as novas pautas e estudos necessários.

A presença da PUC-Campinas no evento, portanto, reforça que o papel da academia na busca por uma sociedade mais justa começa com o ato de estar junto, ouvir e aprender com a comunidade. É a partir dessa imersão atenta e humilde que o conhecimento se torna verdadeiramente relevante e capaz de contribuir para uma transformação social efetiva e humanizada.



Aurimar Miranda
19 de agosto de 2025