Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas lança edição especial do Caderno de Avaliação Institucional

Publicação “Cadernos de Avaliação Especial – 20 anos CPA PUC-Campinas” já está disponível

A PUC-Campinas lançou uma edição especial do Caderno de Avaliação Institucional, publicação que consolida a trajetória, os princípios e os resultados do processo de autoavaliação da Universidade. A publicação reúne dados, análises e reflexões produzidas ao longo de mais de duas décadas de atuação da Comissão Própria de Avaliação (CPA), destacando a evolução dos instrumentos avaliativos, a participação da comunidade acadêmica e o alinhamento da Universidade às diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

A responsável pela equipe de elaboração e lançamento da publicação “Cadernos de Avaliação Especial – 20 anos CPA PUC-Campinas”, Profa. Dra. Marina Piason Breglio Pontes, esclarece que a publicação “já é bastante tradicional na Universidade. Ela surgiu em 2005, tendo sido concebidas onze edições até 2013, sendo retomada agora com essa edição comemorativa que faz esse balanço crítico das ações da CPA nesses vinte anos de atuação, que coincidem com os vinte anos da Lei do SINAES, que está vigente até hoje. É intenção da CPA que essas publicações voltem a ser publicadas com maior regularidade a partir de 2026”.

Marina diz ainda que a publicação se destina a todos aqueles interessados em conhecer mais sobre a avaliação institucional, em especial na PUC-Campinas, pois ela “faz essa trajetória e mostra em muito os avanços que a PUC-Campinas teve em cada uma das dimensões avaliativas do SINAES, refletindo sobre o pioneirismo da Universidade nesta área, uma vez que ela conduz seu programa de avaliação institucional desde a década de 1980, bem antes da legislação atual surgir (em 2004), mostrando a preocupação da Instituição com a qualidade da educação superior”.

Não se buscou, nessa edição, realizar nova pesquisa histórica, mas trazer momentos considerados importantes dos processos avaliativos já realizados, subsidiando a compreensão das atividades da CPA em seus 20 anos de atuação, bem como a articulação das atividades com o Plano de Desenvolvimento Institucional e o SINAES. Entre os destaques da publicação estão os resultados das avaliações internas e externas, a análise das diferentes dimensões institucionais, como ensino, pesquisa, extensão, infraestrutura, gestão e responsabilidade social e o histórico de ações implementadas a partir dos diagnósticos avaliativos. O material ainda reforça a avaliação como um instrumento pedagógico, voltado ao fortalecimento da cultura de autoavaliação e à formação integral do estudante.

O lançamento do Caderno de Avaliação Institucional também representa o amadurecimento dos processos avaliativos da Universidade. A publicação passa a integrar o acervo institucional e serve como referência para a comunidade acadêmica e para a sociedade, podendo ser consultado aqui.

Palestra sobre avaliação

O lançamento do caderno aconteceu na abertura da Semana Acadêmica 2025. Durante o evento, os participantes puderam acompanhar uma palestra sobre a “Trajetória da Avaliação: do PAIUB aos Dias Atuais e Perspectivas”, com o Dr. Dilvo Ristoff, professor titular emérito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O professor apresentou um histórico da avaliação da educação superior brasileira dos últimos vinte anos, tratando da implantação do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB), no início dos anos 1990, até que este chegasse ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), na primeira metade dos anos 2000, lembrando ainda de toda a sua experiência dentro deste processo. “Contar um pouco dessa história. Um programa que era restrito às universidades, que não se estendia a outras instituições de ensino superior (IES) e que representava apenas 8% do total destas últimas. Após isso, chegamos ao Provão, e alcançamos o SINAES, com o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), e, agora, é o momento de repensarmos algumas práticas e de celebramos essas duas décadas. Muita gente daqui da PUC-Campinas participou dessa empreitada, foram militantes de todo esse processo e trabalharam pela sua implantação, em especial à época em que o Prof. Pe. José Benedito de Almeida David era o reitor da Universidade, no final dos anos 1990”.



Carlos Giacomeli
28 de outubro de 2025