Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas inicia Planejamento Acadêmico-Pedagógico com palestra sobre IA no ensino

Atividades ao longo da semana preparam docentes e gestores para o início do 1º semestre letivo de 2026

Nesta terça-feira, 3 de fevereiro, a PUC-Campinas iniciou o Planejamento Acadêmico-Pedagógico do 1º semestre de 2026. As atividades têm por objetivo contribuir para a preparação de professores e gestores para o semestre letivo, promovendo reflexões sobre inovação no ensino, uso de tecnologias, práticas pedagógicas e fortalecimento da atuação docente no contexto da Educação Superior.

A programação da semana Acadêmico-Pedagógica contempla palestras, além de momentos de alinhamento institucional e planejamento estratégico das Escolas e Faculdades da Universidade. As atividades são destinadas a todos os docentes e buscam integrar aspectos pedagógicos, científicos e humanos do processo de ensino-aprendizagem.

A mesa diretiva contou com a presença da nova Reitoria: o Reitor da Universidade, Prof. Dr. Victor de Barros Deantoni; o Vice-Reitor, Prof. Dr. Ricardo Luís de Freitas; a Pró-Reitora de Graduação, Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira; a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Profa. Dra. Carla Cristina Enes Gomes; o Pró-Reitor de Educação Continuada, Prof. Dr. Luis Arlindo Feriane Filho; e Pró-Reitor de Inovação, Prof. Dr. Eduard Prancic; e o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas e Serviços Compartilhados, Prof. Dr. Marcos Carneiro da Silva.

O Reitor da Universidade, Prof. Dr. Victor de Barros Deantoni, abriu o evento com uma mensagem para os docentes. Ele falou das palavras que devem inspirar o cotidiano e os trabalhos de sua gestão, entre elas, a escuta e o respeito. “A escuta é uma das mais nobres ações do ser humano. Você, às vezes, não precisa resolver o problema da pessoa, não precisa concordar com ela, mas quando você dá oportunidade para alguém falar, quando você dá atenção a essa pessoa, você está doando o seu tempo. E o que temos de mais valioso na nossa vida é o tempo. Deste modo, que nós possamos nos expressar, seja nas reuniões de planejamento, dos cursos ou das Escolas, de forma respeitosa e propositiva, e que consigamos garantir a escuta. Esse é um compromisso da nossa Reitoria”, afirmou.

A abertura do Planejamento, no Auditório do Campus I, contou a palestra do professor Dr. Ricardo Limongi França Coelho, da Universidade Federal de Goiás (UFG), com o tema “O algoritmo e a aprendizagem: Repensando a Educação para os Nativos Digitais”, abordando os impactos da tecnologia e dos sistemas algorítmicos nos processos educativos contemporâneos.

O professor falou de um novo momento na educação. “Eu acho que é o momento de repensarmos a educação. O foco que tentei colocar hoje não é na IA, não é na tecnologia, mas em nós estarmos formando uma geração diferente. Uma geração que tem mais habilidade com o digital. Mas nós falamos da formação em si, do que a Universidade precisa entregar para a sociedade, que são profissionais melhores. E a IA é meio para esse processo, mas entendo que não é o primordial”, explicou.

Ainda na terça-feira, no período noturno, a programação seguiu com a palestra “Educação Superior em tempos de IA: conexões humanas, desafios e aplicações práticas”, ministrada pela professora Dra. Cristiane Maria Schnack, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Na quarta-feira, 4 de fevereiro, as atividades continuaram com a palestra “Neurociência, Prática Pedagógica e Aprendizagem Efetiva”, conduzida pela professora Dra. Leonor Bezerra Guerra, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Encerrando o dia, no período noturno, a professora Dra. Ana Paula Justo, da PUC-Campinas, ministra a palestra “Comunicação efetiva na prática docente – habilidade essencial no cotidiano da sala de aula”.

A programação segue na quinta-feira, 5 de fevereiro, com atividades voltadas ao planejamento das Escolas no período da manhã e ao planejamento das Faculdades durante a tarde e à noite. Na sexta-feira, 6 de fevereiro, o planejamento das Faculdades ocorre ao longo de todo o dia. Também está prevista, às 14h30, uma reunião específica com coordenadores e diretores dos cursos de Licenciaturas, no espaço Manacás.



Carlos Giacomeli
4 de fevereiro de 2026