Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas inaugura nesta terça (7) o Espaço Tamurá, um convite ao diálogo e à transformação social

Novo espaço focado na Inserção Social foi criado para ser a ponte entre o conhecimento da Universidade e as vozes da comunidade

Mais do que a inauguração de um novo prédio, a PUC-Campinas celebra nesta terça-feira (7), às 10h, a abertura de um local com propósito: o Espaço Tamurá. Localizado no antigo prédio H12 do Campus I, o local nasce com a vocação de fortalecer os laços entre a Universidade e a Sociedade, sendo um ponto de encontro real para a construção de uma sociabilidade cada vez mais humana e humanizadora, com foco na justiça social, na fraternidade e na solidariedade.

Projetado para ser um ambiente de diálogo e acolhimento, o Espaço Tamurá abre suas portas para as comunidades, suas lideranças e referências, para representantes de instituições parceiras e para todos aqueles que sonham e trabalham pelo desenvolvimento, cidadania e justiça social. A inauguração é um momento histórico que materializa a missão da Universidade de ser um agente de transformação ativa, com um compromisso vivo com as pessoas.

Refletindo a missão da Universidade de educar por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, o Espaço Tamurá integrará importantes frentes de atuação institucional. Ele será a sede do Programa de Desenvolvimento Humano e Integral: Levanta-te e Anda (PDHI:LA), do Centro de Cultura e Arte (CCA) e da Coordenadoria de Atenção à Comunidade Interna (CACI), oferecendo também um espaço de convivência dedicado aos estudantes do Manacás.

O local atuará, ainda, como um ponto de convergência estratégica, promovendo a sinergia entre os demais programas institucionais, como o Vitalità – Centro de Envelhecimento e Longevidade da PUC-Campinas; o Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Dra. Nicéa Quintino Amauro (CEAAB-PUC-Campinas); o Pró-Habitat e o Observatório PUC-Campinas.

Com essa estrutura, a PUC-Campinas reafirma seu papel como agente de transformação, criando um Hub de Inserção Social que servirá como ponte para o desenvolvimento de projetos, ações e diálogos que beneficiarão tanto a comunidade acadêmica quanto a população de Campinas e região.



Daniel Bauman
3 de outubro de 2025