A PUC-Campinas inaugurou oficialmente o prédio do programa de Pós-Graduação em Psicologia, no Campus II – Av. John Boyd Dunlop – s/n° – Campinas/SP – da Universidade. O edifício leva o nome do Arcebispo Metropolitano de Campinas, Dom Bruno Gamberini, falecido em 2011.

“A família inteira ficou emocionada e honrada. Eu acredito que ele (Dom Bruno) deve ter ficado muito feliz também, porque a PUC-Campinas era muito querida”, contou a sobrinha Ana Carolina Gamberini Barbosa, uma das parentes mais próximas e que cuidou de Dom Bruno antes de seu falecimento.

O novo prédio do Centro de Ciências da Vida (CCV), subsidiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), uma empresa pública ligada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, abriga os laboratórios de Psicologia e as salas para a orientação de mestrandos e doutorandos.

Para a Reitora da PUC-Campinas, Profa. Dra. Angela de Mendonça Engelbrecht, esse prédio é o resultado do trabalho dos docentes e alunos da psicologia e do esforço da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e da Pró-Reitoria de Administração. “Nós sabemos o quanto é difícil pesquisar. Essa conquista exigiu a dedicação de todos”, destacou a Reitora.

Foi a primeira vez que a FINEP financiou uma Instituição de Ensino Superior não pública, em um edital que contemplou as Universidades Comunitárias.

O homenageado

Dom Bruno nasceu no dia 16 de julho de 1950, no município de Matão, em São Paulo. Cursou Teologia no Studium Theologicum, filiado à Pontifícia Universidade Lateranense, em Curitiba, onde residiu no Seminário Rainha dos Apóstolos. Estudou canto coral e regência na Pró-Música, de Curitiba (1971-1974). Em 1974 foi ordenado padre. Em 1995, foi ordenado bispo na diocese de Bragança Paulista (SP). Nove anos depois, em 2004, é nomeado Arcebispo de Campinas.

No Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB (estado de São Paulo), dom Bruno foi bispo assessor da Pastoral da Criança (1996); bispo presidente do Sub-Regional Campinas (1999-2003); membro do Conselho Pastoral (1999-2003); membro do Conselho Econômico (2003); bispo referencial da Pastoral da Criança (1998-2009); bispo referencial dos Pueri Cantores (2005-2009); membro da Comissão da Basílica e Santuário Nacional de Aparecida (2007-2009).

Seu lema episcopal era “Bendito o nome do Senhor”. Dom Bruno faleceu aos 61 anos no dia 28 de agosto de 2011, em decorrência de falência múltipla dos órgãos.

Portal Puc-Campinas
11 de novembro de 2014