
PUC-Campinas está com inscrições abertas para o Vestibular Social 2025 – 2º Semestre até o próximo dia 27 de maio
Serão entregues bolsas de estudo de 100% e 50% para cerca de cinquenta cursos de licenciatura e bacharelado
A PUC-Campinas está com inscrições abertas para o Vestibular Social 2025 – 2º Semestre até o próximo dia 27 de maio. Voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica e que desejam ingressar no ensino superior, ao final do processo, serão oferecidas bolsas de estudo integrais (de 100% do valor da mensalidade) e parciais (de 50% do valor da mensalidade) para cerca de cinquenta cursos de licenciatura e bacharelado.
O objetivo do Vestibular Social 2025 – 2º Semestre é complementar as bolsas de estudo ofertadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e os(as) candidatos(as) a bolsa integral deverão possuir renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo (com possibilidade de majoração de 20%, mediante avaliação de um(a) assistente social), enquanto aqueles(as) que escolherem concorrer a bolsa parcial, devem possuir uma renda familiar per capita de até três salários mínimos.
Além disso, todos(as) os(as) interessados(as) deverão ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2010 e 2024 e alcançado uma média mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação; serem brasileiros(as) natos(as) ou naturalizados(as); terem concluído (ou estarem por concluir) o ensino médio até o próximo dia 1º de agosto, possuir um perfil socioeconômico compatível com o programa; e não acumular outra bolsa de entidade beneficente certificada.
Caso o(a) interessado(a) tenha participado do Enem apenas como “treineiro(a)” (estudante que realizou o exame no ano anterior ao de conclusão do ensino médio), conforme as normas, critérios e condições estabelecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), este(a) não poderá utilizar a pontuação obtida como forma de ingresso, motivo pelo qual a inscrição não poderá ser efetivada.
Etapas seguintes
A publicação da lista de candidatos(as) classificados(as) e pré-selecionados(as) para a realização das etapas seguintes do processo, que são o preenchimento da Ficha Socioeconômica para a análise do perfil socioeconômico e o envio dos documentos que comprovem que o(a) inscrito(a) está apto(a) a conseguir a bolsa desejada, acontece no próximo dia 2 de junho.
Havendo a aprovação do(a) interessado(a), será marcada com ele(a) uma tele-entrevista a fim de confirmar as informações fornecidas. A entrevista acontecerá dentro do período estabelecido e a equipe do Núcleo de Atenção Solidária (NAS) da Universidade entrará em contato por telefone.
Após a verificação dos documentos e a tele-entrevista, a equipe do NAS emite um parecer sobre a elegibilidade do(a) candidato(a) para receber a bolsa. A lista dos aprovados(as) será divulgada no próximo dia 31 de julho, a partir das 16h, no site do Vestibular Social 2025 – 2º Semestre, que pode ser acessado clicando-se aqui. O formulário de inscrição, por sua vez, pode ser acessado clicando-se aqui.
Para acessar diretamente o edital do processo, basta clicar aqui.