Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas colabora em Guia para Universidades Amigas da Pessoa Idosa e reforça liderança na América do Sul

Iniciativa liderada pela Universidade Federal de Viçosa, a publicação teve coautoria da Coordenadora do Vitalità, Profa. Dra. Mariana Santimaria, e oferece um roteiro para que Instituições de Ensino promovam a inclusão de pessoas 60+

Em uma iniciativa liderada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), foi lançado oficialmente neste mês de outubro o “Guia de Orientação para Adesão das Universidades à Rede Global de Universidades Amigas da Pessoa Idosa (AFU GN)”. Fruto de uma pesquisa de Mestrado do Programa de Administração Pública da Universidade Federal de Viçosa (UFV), a publicação contou com a colaboração estratégica da PUC-Campinas, por meio da coautoria da Profa. Dra. Mariana Reis Santimaria, responsável pelo Programa Institucional Vitalità e líder regional da Rede na América do Sul.

A publicação bilíngue (português e espanhol) funciona como um roteiro para sensibilizar e orientar Instituições de Ensino Superior no processo de ingresso na Age-Friendly University Global Network, que reúne 136 universidades em 14 países. O objetivo é transformar os Campi em espaços mais inclusivos, intergeracionais e acolhedores para a comunidade 60+.

A publicação é uma contribuição valiosa para fortalecer o movimento na região e apoiar as Universidades no desenvolvimento de ambientes acadêmicos mais amigáveis às pessoas idosas. Para a Profa. Dra. Mariana Reis Santimaria, a parceria foi extremamente bem-sucedida, unindo produção acadêmica e necessidades práticas. “Pudemos alinhar uma produção técnica à necessidade da AFU GN América do Sul de ampliação de universidades parceiras. Além da aproximação da UFV para a pesquisa, por meio do grupo Unides (Universidades na Década do Envelhecimento Saudável), uma nova rede se fez. Muitos interesses de outras universidades surgiram dessa nossa aproximação”, celebrou.

Colaboração reflete experiência e liderança do Vitalità

A participação da PUC-Campinas no guia, a convite da UFV, reflete a experiência acumulada em cinco anos de atuação do Vitalità. O programa transformou a Universidade em uma referência no tema, sendo a primeira da América do Sul a assumir a liderança regional da AFU GN. Esse protagonismo permitiu que a PUC-Campinas não apenas aplicasse os princípios da rede, mas também atuasse ativamente para disseminá-los e inspirar outras instituições.

O Guia foi desenvolvido como produto da dissertação de Lucas Vieira de Oliveira, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Administração Pública, no âmbito do Mestrado
Profissional em Administração Pública em Rede (PROFIAP), da Universidade Federal de Viçosa. O trabalho foi orientado pela professora Simone Martins e coorientado pelas professoras Andréia Queiroz Ribeiro e Cristina Caetano de Aguiar. A colaboração com a PUC-Campinas demonstra um esforço conjunto para alinhar o ensino superior às diretrizes da Década do Envelhecimento Saudável (2021-2030), da ONU e da OMS.

O Guia organiza-se de forma prática, apresentando desde a história da rede até os dez princípios norteadores, que incluem incentivar a participação de pessoas idosas em atividades de Ensino e Pesquisa e promover o aprendizado ao longo da vida. A publicação oferece ainda um roteiro com oito passos para a adesão e modelos de documentos para apoiar as universidades interessadas.

Acesse aqui o Guia. 

 

 



Gabriela Ferraz
5 de novembro de 2025