Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas celebra cinco anos do Vitalità e Dia Internacional da Pessoa Idosa na próxima quarta-feira

Programa que transformou a Universidade em referência sul-americana na área do envelhecimento promove evento aberto à comunidade com música, arte e reflexão

Há cinco anos, a PUC-Campinas iniciava uma jornada transformadora ao criar o Vitalità – Centro de Envelhecimento e Longevidade. O que começou como um projeto visionário, hoje é um Programa Institucional consolidado que transformou a Universidade em líder na América do Sul e uma referência global como “Universidade Amiga da Pessoa Idosa”. Para celebrar essa trajetória de conquistas e dar ainda mais ressonância à causa, a Instituição realizará o evento “Vozes do Tempo”, no dia 1º de outubro de 2025, quarta-feira, às 14h, no Auditório 704 (Prédio da FAEFI) do Campus I. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

A data não foi escolhida ao acaso. Ela une, em uma única e potente celebração, o aniversário de cinco anos do Vitalità e o Dia Internacional da Pessoa Idosa. Segundo a Profa. Dra. Mariana Reis Santimaria, responsável pelo programa, a junção simboliza o ápice de um período de intenso crescimento e impacto. “Neste período de cinco anos tivemos grandes conquistas, como a integração à Rede Global de Universidades Amigas da Pessoa Idosa (AFU GN) e o reconhecimento da PUC-Campinas como uma Universidade de referência”, destacou. “Optamos por unir essa celebração como forma de dar visibilidade ao tema e garantir que as pessoas idosas estejam no centro das ações, promovendo um envelhecimento mais digno, ativo e saudável”.

Vozes do Tempo: programação

O nome do evento, “Vozes do Tempo”, encapsula a filosofia que norteia o Vitalità desde a sua criação. Trata-se de um chamado à ação e à escuta. “É no sentido de dar voz às pessoas idosas, em todos os seus sentidos, ampliando seu poder de fala, autonomia e protagonismo. As pessoas idosas precisam ser ouvidas”, explicou a Profa. Dra. Mariana Santimaria.

Essa filosofia será materializada em uma programação diversificada e inspiradora. O público poderá conferir o lançamento da edição comemorativa do mural “Vitalità em Ação”, uma publicação elaborada pelos próprios participantes com entrevistas, poesias e crônicas que narram a história do programa. O evento contará ainda com uma oficina de técnica vocal e a apresentação do Coral Vitalità, que trará um repertório especial destes cinco anos de atividade.

O ponto alto da celebração será um bate-papo seguido de apresentação musical com a cantora Catarina Neves, finalista do “The Voice Senior” de 2021. Sua presença é emblemática e reforça a mensagem central do evento. “Ela mostra o papel que a pessoa idosa tem na sociedade hoje e que a idade não é um limite para nada que queremos fazer ou que nos faça feliz”, pontuou.

Cinco anos combatendo o idadismo e promovendo relações intergeracionais

O evento é um convite aberto não apenas aos participantes do Vitalità, mas a toda a comunidade: estudantes, docentes, familiares e público externo. Essa abertura é um reflexo do principal legado construído pelo programa em seus cinco anos: a criação de uma verdadeira cultura do envelhecimento nos Campi.

“A integração de toda a comunidade é muito importante. Isso mostra que um dos principais objetivos do Programa vem sendo alcançado, que é desenvolver uma cultura institucional do envelhecimento, enfatizando o poder das relações intergeracionais”, explicou a Profa. Dra. Mariana Santimaria.

Mais do que oferecer oficinas e cursos, o Vitalità se tornou um laboratório vivo de convivência, onde estudantes de graduação e pós-graduação interagem diretamente com o público 60+, quebrando estereótipos e combatendo o preconceito etário, conhecido como idadismo. Para a Profa. Dra. Mariana Santimaria, esse é o maior motivo de orgulho. “Essa construção coletiva da cultura do envelhecimento é o nosso grande legado. As relações intergeracionais que foram construídas ao longo destes cinco anos subsidiarão as próximas ações”, celebrou.

A realização do evento “Vozes do Tempo” leva uma mensagem clara à sociedade: “A de que o envelhecimento populacional é uma conquista e a pessoa idosa tem muito a contribuir. Um ambiente amigável que favoreça as relações intergeracionais contribui muito para o combate ao preconceito. Nós construímos pontes!”, finalizou. A celebração é um marco na história da Universidade e uma oportunidade para que todos possam conhecer de perto o trabalho que está redefinindo o futuro da longevidade.



Carlos Giacomeli
24 de setembro de 2025