Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas capacita novas doulas com foco na humanização e suporte emocional à gestante

Curso de extensão da Escola de Ciências da Vida reuniu alunas de diversas regiões do estado de São Paulo

A Escola de Ciências da Vida (ECV) da PUC-Campinas encerrou recentemente o Curso de Extensão “Doula: Capacitação para suporte físico e emocional à gestante e à família”. Realizada ao longo de quatro sábados intensivos, a formação totalizou mais de 30 horas de atividades voltadas ao cuidado integral e à humanização, desde a gravidez até o puerpério.

A turma contou com a participação de 16 alunas provenientes de diversas cidades do Estado de São Paulo, como Americana, Osasco, Ilha Solteira, Paulínia, Mogi Guaçu, Piracicaba, Bragança Paulista e Jaguariúna, evidenciando o alcance e a relevância da formação. O objetivo foi capacitar mulheres para atuarem como doulas, profissionais preparadas para oferecer apoio contínuo à gestante e ao acompanhante.

O suporte envolve desde o conforto físico e apoio emocional até a orientação informativa antes, durante e após o nascimento. A iniciativa destacou a relevância dessas profissionais na promoção de uma experiência de parto mais segura e acolhedora.

O corpo docente foi composto por uma equipe multiprofissional de alta qualificação: a docente e enfermeira obstetra da PUC-Campinas Profa. Ms. Maria Aparecida Gamper, Coordenadora do Curso; as enfermeiras obstetras convidadas Monize Secomandi Mestriner Ragazzo e Olívia Separavich Pregnolatto; e a psicóloga e doula Denise Paternostro Bueno da Silva. Os encontros visaram unificar excelência técnica e sensibilidade no cuidado humanizado.

A formação alcançou um índice de 93% de aprovação como ‘excelente’, que abarcou a didática das docentes, o acolhimento às diferentes realidades das alunas, a qualidade do material didático e a profundidade dos temas abordados.



Gabriela Ferraz
26 de março de 2026