
PUC-Campinas alcança conceito 4 no Enamed e se destaca entre os cursos de Medicina do país
Resultado reforça a qualidade da formação médica oferecida pela Universidade, consolidando o curso como um dos melhores do país
A PUC-Campinas obteve conceito 4 no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025, divulgado nesta segunda-feira, 19 de janeiro, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Saúde (MS). A classificação posiciona o curso de Medicina da Universidade entre os melhores do país.
O resultado ganha ainda mais notoriedade quando analisado o desempenho geral no Brasil. Nesta edição, participaram 351 cursos de Medicina em todo o país. Destes, 99 cursos ficaram nas faixas 1 e 2 e passarão por ações de supervisão. Apenas 33% obtiveram conceito 4, com 75% a 89,9% de estudantes proficientes.
“Os resultados alcançados pela Universidade consagram todo o trabalho desenvolvido pelo Decano e, de forma especial, pela Direção da Faculdade de Medicina, pelo corpo docente, pelos alunos e por todos os profissionais envolvidos. É motivo de muita alegria e demonstra de forma concreta o valor e a qualidade da formação oferecida no curso de Medicina da PUC-Campinas, referência de excelência na área da saúde, preocupado sempre com a formação integral da pessoa humana”, afirmou o Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.
Para o Decano da Escola de Ciências da Vida (ECV) da PUC-Campinas, Prof. Dr. José Gonzaga Teixeira de Camargo, trata-se de uma conquista importante para o curso, que mostra a qualidade do ensino da Instituição. “É muito importante essa nota 4, obtida pela Faculdade de Medicina da PUC-Campinas. E eu ressalto uma condição interessante: como é a primeira vez que essa avaliação foi feita, ninguém sabia como seria o estilo dessa prova. Então, essa nota mostrou, fundamentalmente, o que está sendo ensinado”, explicou. “É um ensino sólido, prático, que não se descuida de detalhes. E a infraestrutura toda disponibilizada pela Universidade, com hospitais próprios, com um corpo docente atuante e muito próximo do aluno, tudo isso se traduziu nesse conceito 4”, completou o professor.
Para o Diretor da Faculdade de Medicina da PUC-Campinas, Prof. Dr. Joaquim Simões Neto, o resultado no Enamed reflete a solidez de um projeto institucional construído ao longo de décadas, que vem sendo continuamente aprimorado nos últimos anos. “Este desempenho é fruto de uma trajetória histórica consistente, fortalecida por uma gestão recente atenta às transformações da formação médica e às necessidades atuais do sistema de saúde e do mercado profissional. Sem romper com os fundamentos que sempre caracterizaram a Medicina da PUC-Campinas, avançamos no aprimoramento pedagógico, na qualificação dos cenários de prática e na integração entre ensino, assistência e inovação”, destacou.
Segundo o Diretor, a comemoração dos 50 anos do curso, em 2025, confere ainda mais significado ao resultado. “Alcançar um reconhecimento regional e nacional neste momento simbólico reforça que a proposta da PUC-Campinas, há meio século, permanece atual: formar bons médicos, com excelência técnica, ética sólida, visão humanista e capacidade de responder, com competência e responsabilidade, às demandas contemporâneas da sociedade”, concluiu.
O Enamed é a modalidade do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) voltada especificamente aos cursos de Medicina e permite, ainda, o aproveitamento dos resultados nos processos seletivos de programas de residência médica, por meio do Exame Nacional de Residência (Enare).
A avaliação do Enamed em 2025 envolveu 89.024 participantes, entre estudantes concluintes e profissionais de Medicina. Do total, 75% apresentaram desempenho considerado proficiente. Entre os concluintes dos cursos, índice que dialoga diretamente com a qualidade da graduação, 67% atingiram o nível de proficiência esperado.
Excelência consolidada na Medicina da PUC-Campinas
O bom desempenho da PUC-Campinas no Enamed soma-se a outros reconhecimentos importantes do curso de Medicina da Universidade. Recentemente, o Bacharelado em Medicina recebeu nota máxima (5) na avaliação do Ministério da Educação, resultado que credencia o curso como de excelência no cenário nacional.
A avaliação do MEC considera três dimensões centrais: Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura. Na análise, o curso da PUC-Campinas alcançou desempenho de destaque em todos os critérios, com ênfase para a nota máxima obtida na dimensão Corpo Docente.
Oferecido em período integral, o curso de Medicina da PUC-Campinas tem como foco a formação de profissionais com sólida base técnico-científica, ética e humanista, preparados para atuar de forma empática e responsável nas diferentes realidades do sistema de saúde. A proposta pedagógica estimula o aprendizado contínuo, o pensamento crítico e a capacidade de tomada de decisões, sempre com foco no cuidado integral ao paciente.

