Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Projetos de Design Digital da PUC-Campinas são finalistas do Prêmio Brasileiro de Design 2025

Os projetos Compy e Salvi foram indicados nas categorias Design de Serviço e Design Digital

Dois projetos desenvolvidos por estudantes do curso de Design Digital da PUC-Campinas estão entre os finalistas do BDA 2025 – Prêmio Brasileiro de Design, promovido pela ABEDESIGN (Associação Brasileira de Empresas de Design). A 15ª edição do prêmio traz como tema “Colaborar e Transformar” e busca reconhecer iniciativas que se destacam pela inovação, impacto social e potencial de transformação.

Projetos selecionados

O projeto Salvi, criado pelos estudantes Ana Luísa Cavinato Gomes, Guilherme Gomes Martins, Julia Besseler Garcia e Vitor Ramos, sob orientação do professor Leonardo Souza de Lima, foi indicado nas categorias Design de Serviço e Design Digital, ambas na subcategoria Estudantil.

Desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso, o aplicativo tem como objetivo otimizar o processo de resgate de emergências por meio da centralização de dados e integração entre equipes e hospitais.

Durante mais de seis meses de pesquisa, o grupo realizou entrevistas qualitativas, visitas técnicas, testes de usabilidade e elaborou o Service Blueprint, mapeando jornadas e pontos de contato. A solução propõe uma plataforma que conecta centrais, equipes e hospitais de forma ágil e eficiente.

O segundo finalista é o projeto Compy, desenvolvido por Hugo Ribeiro Ferreira Leal, Lia Martins Schenk, Thiago Balester de Mello e Silva, Raphael de Giannandrea e Júlia Maeda Rovariz durante o Projeto Integrador: Design de Interfaces, sob orientação do professor Tomas Sniker. O aplicativo tem como foco oferecer suporte a pessoas com Transtornos Alimentares, promovendo autoconhecimento, acompanhamento terapêutico e acesso ampliado a recursos de saúde emocional.

O projeto foi estruturado com base no método Double Diamond e envolveu pesquisas com potenciais usuários e especialistas, além de testes qualitativos e quantitativos com mais de 40 participantes de comunidades voltadas ao tema.

Sobre o Prêmio BDA 2025

Com 14 categorias — entre elas Branding, Design Digital, Design de Produto e Design de Serviço —, o BDA 2025 valoriza o design brasileiro e reconhece projetos que considerem questões sociais, que se destaquem pela forma e função e que promovam sustentabilidade e transformação.

A cerimônia de premiação acontece no dia 15 de dezembro de 2025, após a avaliação final dos projetos pelo júri especializado.

Para o professor Tomas Sniker coordenador do curso de Design Digital da PUC-Campinas, a presença dos projetos na shortlist reflete o compromisso da Universidade com a formação crítica e inovadora dos estudantes: “Este é o terceiro ano consecutivo em que temos projetos selecionados entre os melhores pelo BDA. O reconhecimento reflete o empenho de nossos estudantes e professores em desenvolver soluções que unem tecnologia e responsabilidade social.”

A estudante Lia Martins Schenk, uma das autoras do projeto Compy, destacou que a seleção para o BDA foi resultado dos esforços da equipe, durante toda a graduação: “Ser selecionado para um prêmio como o BDA é um reconhecimento que valida tanto os esforços realizados ao longo do curso quanto o propósito do projeto. Participar com meu grupo tornou a experiência ainda mais significativa, pois o trabalho em equipe foi essencial para alcançar o resultado.”

O egresso do curso de Design Digital Vitor Ramos, considerou a seleção do projeto pelo BDA um marco em sua trajetória profissional e na dos colegas: “Ser finalista do Prêmio Brasileiro de Design com o projeto Salvi, em duas categorias, representa um marco significativo em nossa trajetória e reforça o papel do design como campo multidisciplinar capaz de integrar tecnologia e impacto social, demonstrando nossa habilidade em conduzir processos de inovação com foco em pessoas”.



Carlos Giacomeli
3 de novembro de 2025