Programas de Pós-Graduação lamentam morte de doutora em Ciências da Comunicação

Celeste Aída Sirotheau Corrêa Jannuzzi foi pioneira na área de gestão de conhecimento e gestão de informações gerenciais

Os Programas de Pós-Graduação em Sustentabilidade e em Linguagens, Mídia e Arte  da PUC-Campinas perderam, nesta semana, a Profa. Celeste Aída Sirotheau Corrêa Jannuzzi. Nascida em fevereiro de 1959, no estado do Pará, faleceu em 07/11/2020 em Campinas. A docente era formada em Desenho Industrial pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, mestre em Biblioteconomia pela PUC-Campinas e doutora em Ciências da Comunicação pela USP. Ela ministrava aulas na Universidade desde 1999.

A professora foi uma pioneira na área de gestão de conhecimento e gestão de informações gerenciais nos cursos de Administração, atuando tanto nos cursos presenciais, quanto no então inovador, no início dos anos 2000, curso sequencial de formação específica em Gestão de Recursos e Produção à distância, ministrado pela PUC-Campinas em parceria com a Mineração Rio do Norte, no estado do Pará.

Participou da equipe de elaboração e implementação de várias alterações de projetos pedagógicos de graduação, com destaque para a relatoria do projeto de curso na adoção de metodologias ativas (problem-based learning) em 2007, na Faculdade de Administração.

Pesquisadora, participou do corpo docente da PUC-Campinas em três programas. Inicialmente no PPG de Ciência da Informação, posteriormente no PPG em Sustentabilidade e, finalmente, no PPG em Linguagens, Mídia e Arte, nesses dois últimos, atualmente, como membro permanente do corpo docente.

“A Profa. Celeste conduziu uma sólida carreira docente com inúmeros artigos e projetos de pesquisa, na área de Gestão de Informações e de Conhecimento e na área de Educação Superior. Será sempre lembrada pela alegria, pelo rigor metodológico e pelo carinho que tinha com alunos, com orientados, com os amigos docentes e com todos que tiveram o prazer e privilégio de sua convivência”, disse o Prof. Dr. Eduard Prancic, diretor do Centro de Economia e Administração (CEA).

“A Profa. Celeste sempre se destacou pela competência profissional e pela autenticidade no campo pessoal. Uma pessoa agradável e prestativa”, relata o Prof. Dr. Samuel Carvalho de Benedicto, coordenado do PPG em Sustentabilidade.

“Celeste era uma pessoa gentil e solícita, além de muito engajada nas pesquisas que realizava. O pouco tempo que ficou conosco no PPG Limiar foi o suficiente para cativar a todos, alunos e docentes. Sentiremos muito sua falta”, disse Tarcísio Torres Silva, coordenador do PPG Limiar.

Marcelo Andriotti
9 de novembro de 2020