Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PROCAP

Programa Comunidade de Aprendizagem

O PROCAP é um programa institucional, destinado aos alunos ingressantes dos cursos de graduação, e será oferecido como disciplina regular do Curso.

O PROCAP tem como propósito colaborar com a inserção do ingressante na vida acadêmica, especialmente em relação ao acompanhamento de algumas disciplinas básicas do seu curso, qualificando sua formação.

Atualmente, no PROCAP, o ingressante vai interagir com docentes e monitores que atuam nas áreas de: Biologia, Leitura e Escrita, Matemática e Química.

Os objetivos gerais do PROCAP são:

 

  • Aprimorar a compreensão de conteúdos básicos para o curso e desenvolver hábitos adequados ao estudo;
  • Ter contato com o instrumental de aprendizagem à distância.
  • Atender às necessidades de adequação/complementação de conteúdos básicos nas áreas de Biologia, Língua Portuguesa, Matemática e Química, etc, de alunos ingressantes dos diversos cursos da Universidade, adequando-os à necessidade do ensino superior;
  •  Proporcionar uma vivência de trabalho em grupo e interdisciplinar, com atenção ao uso de diferentes recursos pedagógicos em uma comunidade de aprendizagem que se caracteriza pela interação de diferentes áreas de uma forma colaborativa e solidária.

 

Por meio da troca de conhecimentos entre estudantes, em diferentes momentos de formação, no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, o ingressante poderá tirar dúvidas relacionadas com a aprendizagem de temas pertinentes à sua área de escolha na graduação.

 

Participará de um grupo de aprendizagem solidária, como forma de aprimoramento da sua vivência universitária e, neste sentido, essa interação muito contribuirá para o enriquecimento dessa experiência de aprendizagem colaborativa.

 

O Programa Comunidade de Aprendizagem – PROCAP está inserido na grade e inicia logo após o início das aulas.

 

O link para o PROCAP, dentro da grade de disciplinas do aluno, leva ao Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, no qual os conteúdos básicos dos cursos são divididos em módulos.