Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Professoras da PUC-Campinas participam de Live da campanha mundial “16 Dias de Ativismo”

Live, que terá como tema a sobrecarga feminina e o direito ao trabalho decente, será pelas redes sociais do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, no próximo dia 7 de dezembro, às 19h

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Campinas, em parceria com a PUC-Campinas, realiza, no dia 7 de dezembro, uma Live sobre “A sobrecarga feminina e o direito ao trabalho decente”, às 19h, no Facebook e Youtube do Conselho: @cmdmcampinas. A programação faz parte da campanha mundial “16 Dias de Ativismo”, pelo fim da violência contra a mulher.

A live debaterá o tema com as presenças da pesquisadora, bióloga e coordenadora da Casa Laudelina, Cleusa Silva; da pesquisadora do Grupo de Trabalho (GT) Trabalho Digital da Remir, Trabalho e Consultoria no Ministério das Mulheres, Ana Cláudia Moreira; e da coordenadora Nacional do Projeto de Combate à Discriminação e Promoção da Igualdade de Oportunidades de Trabalho, da Secretaria da Inspeção do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, Marina Sampaio. A mediação será feita pelas Conselheiras e professoras da PUC-Campinas: a Profa. Dra. Stela Cristina de Godoi e a Profa. Dra. Camilla Marcondes Massaro, da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade.

“A temática se encaixa dentro dessa programação internacional dos ’16 dias de Ativismo’, na medida em que entendemos que há desigualdade na divisão sexual do trabalho de cuidado, tanto remunerado quanto não remunerado – de raça, sexo e classe. São mulheres pobres e pretas as que mais realizam esses trabalhos de cuidado. Essa desigualdade toda é também uma forma de violência contra as mulheres. Muitas vezes, essas pessoas não têm condições de trabalhos decentes: são mal pagas e sem direitos. As estatísticas publicas têm mostrado que quando essas mulheres precisam de cuidado, são o grupo da população que tem menos chance de ter a sua necessidade atendida”, comentou a professora Stela.

Confira abaixo outros eventos que estão na agenda dos “16 Dias de Ativismo” em Campinas:

30/11 – (quinta-feira)

Palestra

Tema: O trabalho desenvolvido no Ceamo e a formação de psicólogos sobre a violência doméstica de gênero.

Público alvo: Alunos e Professores da faculdade Unisal

Horário: 19h às 21h30

Local: Faculdade Unisal

Endereço: av. Almeida Garret, 267 – Jd. Nossa Senhora Auxiliadora

 

05/12 (segunda-feira)

Seminário – Trabalho com Autores de Violência

Horário: das 9h às 12h

Local: Salão Vermelho do Paço Municipal

Endereço: avenida Anchieta, 200, Centro

 

06/12/2022 (terça-feira)

Dia nacional dos Homens pelo Fim da Violência contra a mulher

Entrega de Laço branco: Paço Municipal

Horário: 9h às 12h

Local: Paço Municipal

Endereço: avenida Anchieta, 200, Centro

 

10/12/2023 (domingo)

Caminhada Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

Horário: 8h às 12h

Organização – Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo de Campinas

Local da Concentração: Praça Arautos da Paz

 



Carlos Giacomeli
29 de novembro de 2023