PUC-Campinas participa de encontro de pesquisadores na Argentina

Grupo estuda aquecimento urbano em cidades da América Latina, incluindo Campinas

O Programa de Pós-Graduação em Infraestrutura Urbana da PUC-Campinas, representando pela Profa. Dra. Cláudia Cotrim Pezzuto, participou em Mendoza, na Argentina, da continuidade do projeto internacional que estuda o aquecimento urbano em cidades da América Latina. Campinas é uma dessas cidades e a pesquisa sobre o tema, com avaliação da evolução de aquecimento em diferentes regiões do município, está sendo conduzida pela professora na PUC-Campinas.

Também participam do projeto as cidades de La Paz, na Bolívia, Santo Domingo, na República Dominicana, e Valparaíso, no Chile. Com Campinas e Mendoza, são cinco cidades ibero-americanas objetos de estudo no projeto internacional “Mitigação do aquecimento urbano na Ibero-América através da resposta termo-ótica dos materiais de construção”, do Conselho Superior de Pesquisa Científica, CSIC, e do Instituto Eduardo Torroja, da Espanha.

Antes de irem para a Argentina, os pesquisadores passaram por Valparaíso, no Chile, onde apresentaram parte dos primeiros resultados de seus estudos.  A iniciativa inclui pesquisas de campo visitas e medições.

“Nesta primeira etapa do projeto, escolhemos bairros de cinco cidades latino-americanas, onde realizamos medições dos materiais utilizados nas fachadas, pavimentos e coberturas dos edifícios. Trabalhar com UV tem sido um luxo, principalmente nas oficinas com os alunos para motivá-los nesse tema. Para este projeto, você tem que viver as cidades que estudamos e sentir como as pessoas vivem nas respectivas cidades”, acrescentou A médica espanhola Gloria Pérez Álvarez-Quiñones, pesquisadora principal do projeto.

Em Campinas, a professora Cláudia está desenvolvendo a pesquisa em uma área do Distrito do Campo Grande. O início dos trabalhos foi em julho de 2021 com o levantamento de diferentes tipos de fontes de dados, como amostragem in loco, imagens do Google Earth e banco de dados de pesquisas anteriores.

Marcelo Andriotti
6 de dezembro de 2022