Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Professora da PUC-Campinas integra equipe agraciada com o maior prêmio do setor habitacional público brasileiro

A entrega à SDUH, com a presença da Dra. Vera Santana Luz, se deu em virtude de sua participação na realização do documento “Cadernos de Tipologias Urbanas Modulares”

A professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas, Dra. Vera Santana Luz, representou, no último dia 19 de setembro, ao lado do arquiteto e urbanista José Police Neto, subsecretário da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo (SDUH), e da arquiteta e urbanista Ana Caroline Santana dos Reis, a equipe agraciada com o prêmio “Selo de Mérito ABC Habitação 2025”.

A homenagem foi concedida em virtude da realização do documento “Cadernos de Tipologias Urbanas Modulares”, orientativo para o Programa Bairro Paulista: Cidades Sustentáveis, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo (SDUH) em colaboração com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e sob a consultoria do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

O “Selo de Mérito” é o maior prêmio do setor habitacional público brasileiro e conta, anualmente, com a apresentação de inúmeros projetos que concorrem nas mais diversas categorias, dentre as quais, “Melhoria da Gestão”, “Regularização Fundiária”, “Atendimento a Grupos Específicos”, “Tecnologias Sustentáveis” e “Trabalho Social”, representando o que há de mais avançado em políticas habitacionais em todo o país, unindo inovação, sustentabilidade e inclusão.

A cerimônia de entrega, realizada pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC Habitação), ocorreu durante o 72º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, em João Pessoa, na Paraíba, e que reuniu mais de 1.500 participantes, entre gestores, técnicos e representantes de entidades nacionais e internacionais, com transmissão on-line para todo o Brasil. O evento destacou iniciativas de dezesseis estados que transformam a realidade habitacional do país. Ao todo, foram premiados 23 projetos de todo o território nacional, reconhecidos por sua excelência, inovação e impacto social em políticas habitacionais.

Fruto de trabalho coletivo
De acordo com a professora Vera, que está entre as homenageadas, a criação do documento se deu a partir do trabalho realizado por uma extensa equipe sob o comando do secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) do Estado de São Paulo, Marcelo Cardinale Branco, e sob a organização do subsecretário da pasta, o arquiteto e urbanista José Police Neto; do assessor de Planejamento, o arquiteto e urbanista Eduardo Trani; e da arquiteta e urbanista Mirtes Luciani, que é a consultora técnica principal.

“A minha participação se deu como consultora externa, em especial, no eixo ‘Manejo de Águas Pluviais’, tipologia ‘Drenagem’. Ao todo, o documento foi organizado em oito eixos e 57 tipologias, sendo que, até o momento, foram publicadas 38 delas”, explica.

“Durante a cerimônia de premiação, eu tive a honra de representar a arquiteta Mirtes, porém nos integramos a representação de todas e todos, de modo simbólico, pois se trata de um trabalho coletivo”, esclareceu Vera.

Importância do recebimento
Sobre a importância do recebimento deste prêmio para a PUC-Campinas, a homenageada comenta que esta reside na “expressão de colaborações concretas de integrantes da Universidade, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Arquitetura e Urbanismo, bem como da Escola de Arquitetura, Artes e Design (EAAD), no sentido da realização de contribuições para políticas públicas efetivas, de interesse para os municípios e comunidades envolvidas, de caráter socioambiental, com o intuito de promover melhorias urbanas para cidades mais sustentáveis”.

A professora lembra ainda que “o documento alvo do prêmio já está publicado e em pleno vigor (ele pode ser acessado clicando-se aqui) e é referência para inúmeras adesões municipais ao Programa Bairro Paulista, atualmente em curso. “Os projetos passíveis de serem contemplados com os recursos do Programa devem estar em conformidade com o ‘Caderno de Tipologias Urbanas Modulares’, que integra o ‘Manual Bairro Paulista – Cidades Sustentáveis’”, completa.

Selo de Mérito
O “Selo de Mérito” é o maior prêmio do setor habitacional público brasileiro e conta, anualmente, com a apresentação de inúmeros projetos que concorrem nas mais diversas categorias, dentre as quais, “Melhoria da Gestão”, “Regularização Fundiária”, “Atendimento a Grupos Específicos”, “Tecnologias Sustentáveis” e “Trabalho Social”, representando o que há de mais avançado em políticas habitacionais em todo o país, unindo inovação, sustentabilidade e inclusão.

Programa Bairro Paulista
O Programa Bairro Paulista foi instituído pelo Decreto nº 69.089, de 26 de novembro de 2024 (para acessar a legislação, basta clicar aqui), sendo uma iniciativa do governo do Estado de São Paulo que visa transformar espaços urbanos em lugares mais verdes, inclusivos e acolhedores através do apoio a projetos com Soluções Baseadas na Natureza (estratégias que utilizam a conservação, restauração e gestão sustentável de ecossistemas para enfrentar desafios ambientais, sociais e econômicos, como as mudanças climáticas).

A ideia é que estes visem o desenvolvimento da drenagem, a redução da impermeabilização e o aumento da mobilidade e a segurança, com o intuito de melhorar a qualidade de vida, valorizar os bairros e incentivar práticas mais conscientes, com praças recuperadas, áreas verdes ampliadas, equipamentos e infraestrutura adequada, mediante novos projetos que busquem ressignificar e qualificar espaços, sempre com a participação de moradores, associações e parceiros locais que possam contribuir com ideias e ações para fortalecer o pertencimento. Os municípios, por sua vez, podem contar com apoio técnico e caminhos para a realização de financiamentos.

Crédito da foto: ABC Habitação



Daniel Bertagnoli
14 de novembro de 2025