Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Professor Edmar Rezende recebe homenagem na Reitoria pelos trabalhos durante a pandemia

Docente recebeu uma placa das mãos do Reitor, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, por encontrar soluções durante o período de distanciamento social

O professor Me. Edmar Roberto Santana de Rezende recebeu, nesta sexta-feira (16), uma placa de homenagem das mãos do Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos durante o período da pandemia da Covid-19. O docente esteve à frente do Departamento de Desenvolvimento Educacional (DDE). A entrega foi realizada na Reitoria da Universidade.

A homenagem teve como objetivo agradecer a contribuição do docente na busca por soluções educacionais em um dos momentos mais desafiadores vividos pela Instituição, marcado pelo distanciamento social e pela rápida transição para o ensino remoto. Segundo o Reitor, a atuação do professor Edmar foi decisiva para garantir a continuidade das atividades acadêmicas.

“A PUC-Campinas rende essa homenagem ao professor Edmar pelo trabalho, empenho e dedicação em um momento difícil que nós vivemos em 2020, não só para a Universidade, mas para o país e o mundo”, afirmou o Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior. Ele destacou que, até então, o uso do ambiente virtual de aprendizagem era restrito. “De uma hora para outra, nós tivemos que envolver toda a comunidade. Quando analisamos a situação, o professor Edmar disse: ‘vamos ampliar o Canvas e formar os professores’”, relembrou.

De acordo com o Reitor, em menos de 30 dias, cerca de 95% do corpo docente já atuava remotamente, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem, além de todo o corpo técnico-administrativo. “Ele conseguiu, em pouco tempo, fazer uma verdadeira revolução nessa Instituição. Foi o professor Edmar, à frente do DDE, que conduziu esse processo, em um período em que as pessoas não podiam transitar nem estar presencialmente no ambiente de trabalho”, ressaltou.

Ao receber a homenagem, o professor Edmar agradeceu o reconhecimento, mas fez questão de dividir o mérito com a gestão da Universidade. “Eu acho que tenho muito mais a agradecer do que ser homenageado”, afirmou. Segundo ele, as decisões tomadas naquele período foram difíceis e impactantes para toda a comunidade acadêmica. “Nós tínhamos sempre o receio de errar nas decisões e não podíamos errar, mas, graças a Deus, deu tudo certo”, disse.

O docente também destacou o apoio institucional como fundamental para o sucesso das ações implementadas. “Nada disso teria sido possível se não fosse o apoio do professor Germano, da Reitoria e dos Pró-Reitores. Se não fosse todo o suporte que ele deu ao trabalho que a gente fez, nada disso teria sido possível”, concluiu.



Carlos Giacomeli
16 de janeiro de 2026