Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Professor da PUC-Campinas é eleito vice-presidente do Tribunal de Justiça

Desembargador, Prof. Dr. Luís Francisco Aguilar Cortez recebeu 198 votos e é docente da Universidade há mais de 30 anos

O desembargador, Prof. Dr. Luís Francisco Aguilar Cortez, docente da Faculdade de Direito da PUC-Campinas, foi eleito vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, para o biênio 2026/2027. Ele recebeu 198 votos. A presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo ficou com o desembargador Francisco Eduardo Loureiro.

A divulgação foi feita no último dia 12 de novembro, no site do Tribunal de Justiça de São Paulo. Dr. Cortez concorreu com os desembargadores Ligia Cristina de Araújo Bisogni (81 votos), Heraldo de Oliveira Silva (71 votos) e Carlos Henrique Abrão (1 voto). “Na última quarta-feira, nós tivemos eleições para a gestão do próximo biênio e tivemos então a eleição de um novo Presidente, de uma nova Corregedora — a primeira mulher Corregedora no Estado de São Paulo —, de um novo Vice-Presidente e dos Presidentes de Seções”, explicou o desembargador Prof. Dr. Luís Francisco Aguilar Cortez.

Ele falou sobre a satisfação de ter sido eleito para o cargo. “Eu tive a honra de ser escolhido pelos meus colegas para atuar como vice-presidente no próximo biênio. A vice-presidência exerce funções jurisdicionais, na medida em que continua julgando algumas matérias específicas, mas também participa da gestão do Tribunal, no Conselho Superior da Magistratura, no Órgão Especial. Então, evidentemente, é uma função bastante relevante, que muito me honra, e para a qual, sem dúvida, foi importante também ter essa atividade acadêmica aqui na PUC-Campinas, há 32 anos. Desde 1993 eu estou aqui como professor, convivendo com os professores e alunos, o que sempre nos permite um crescimento pessoal e profissional”, comentou o desembargador.

O Prof. Dr. Luís Francisco Aguilar Cortez fez questão de ressaltar a importância da PUC-Campinas nessa trajetória. “Estou aqui já há 32 anos. E se tem algo que me manteve aqui na Faculdade, que sempre me motiva a continuar aqui, é o excelente ambiente profissional e de relação humana que a PUC-Campinas oferece. A Faculdade de Direito, em especial, tem excelentes professores. Nós temos um ambiente de trabalho com muita autonomia, sempre, claro, respeitados os princípios e valores que a Faculdade preza, que são muito relevantes”, afirmou o docente.

Para o Diretor da Faculdade de Direito, Professor Francisco Vicente Rossi, “foi uma honra enorme ter um querido professor promovido à Vice-Presidência do maior Tribunal de Justiça do mundo em número de processos. O Desembargador Cortez é professor brilhante, compreensivo, amigo de seus colegas, alunos e funcionários. Para a Faculdade, é um orgulho ter, pela segunda vez, um professor ocupando o cargo de vice-presidente do TJ; há alguns anos, o vice-presidente foi o também Professor Artur Marques da Silva Filho.”

Sobre o desembargador

O Prof. Dr. Luís Francisco Aguilar Cortez, docente da Faculdade de Direito da PUC-Campinas, nasceu em Casa Branca (SP) em 1959. É formado em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (1981) e em Direito pela Universidade de São Paulo (1982). É mestre na Área de Concentração em Direito Econômico e Financeiro e doutor em Direto do Estado, ambos pela USP. Ingressou na Magistratura em 1986, como juiz substituto da 2ª Circunscrição Judiciária, com sede em São Bernardo do Campo. Também trabalhou, ao longo de sua trajetória, em Santa Fé do Sul, Porto Ferreira, Jacareí, Campinas e na Capital. Foi promovido ao cargo de juiz substituto em 2º Grau em 2005 e a desembargador em 2011. Foi vice-diretor e diretor da Escola Paulista da Magistratura (biênios 2018/2019 e 2020/2021).

Professor orienta futuros advogados

O desembargador, Prof. Dr. Luís Francisco Aguilar Cortez falou também aos estudantes que vão iniciar o curso de Direito na PUC-Campinas. Ele explorou as características que o profissional deve ter, falou da força da Universidade na área e dicas para buscar a área de atuação. Confira:



Carlos Giacomeli
18 de novembro de 2025