Facebook
Central de
Atendimento
ao Aluno
Facebook
121496
Facebook
Twitter
7154
Twitter
Linkedin
8425
Linkedin

Contato

Central de Emergências

Em caso de acidentes, urgências ou emergências:

Ligue (19) 3343-7387

DSU – Departamento Segurança Universitária

Telefone: (19) 3343-7123
E-mail: dsu@puc-campinas.edu.br

Contato

SEGURANÇA É RESPONSABILIDADE DE TODOS

O Departamento de Segurança Universitária (DSU) da PUC-Campinas trabalha de forma integrada com outros departamentos e órgãos da Instituição para oferecer um serviço de segurança universitária de excelência. Atua profissionalmente por meio de ações em situações de emergências e visa a proteção dos frequentadores dos campi da Universidade e também do Colégio de Aplicação PIO XII em tempo integral, na prevenção de ocorrências e manutenção da tranquilidade. Mas, para a manutenção da segurança é importante que cada membro da Comunidade Universitária tenha consciência da prevenção. Assim como a Universidade oferece o serviço do Departamento de Segurança Universitária, as ações e atitudes individuais são essenciais para garantir a tranquilidade de todos.

Convite: você também pode participar dos Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEG) da Secretaria de Segurança Pública.

Saiba mais: http://www.conseg.sp.gov.br/

Dicas de segurança

Cuidados ao sair ou ao chegar em casa

Quando chegar ou sair de casa, fique sempre atento. Essas são as ocasiões mais propícias para roubos e sequestros. Veja algumas dicas básicas para se prevenir no dia a dia:

1. Ao sair, certifique-se de que as portas e janelas voltadas para áreas externas estão trancadas, inclusive a garagem.

2. Ao chegar em casa, se desconfiar de alguma movimentação estranha ou perceber atitude suspeita, não pare o carro.

3. Sempre dê uma volta no quarteirão e, se necessário, acione a polícia (190).

4. Se houver alguém em casa, entre em contato com sua casa ou condomínio para ter certeza de que está tudo bem.

5. Prefira portões automáticos e com controle remoto para facilitar a entrada e a saída.

6. Se precisar descer do veículo para abrir o portão, tire as chaves do contato e tranque-o.

7. Se perceber que está sendo seguido, mude a rota e procure um ponto de apoio.

No trânsito

1. No semáforo, pare sempre na pista da direita ou na do meio. Evite a da esquerda, pois é mais fácil a abordagem do ladrão.

2. Esteja atento aos arredores.

3. Se o semáforo estiver vermelho e houver poucos carros à sua frente, reduza a velocidade: pode ser que o sinal abra antes de você ter de parar completamente.

4. Evite deixar seu carro estacionado na rua, principalmente durante a madrugada. Desligue o carro, retire a chave do contato e tranque o veículo ao estacionar, mesmo que por poucos minutos.

5. Procure estacionar em ruas iluminadas e próximo de locais vigiados dia e noite.

6. Não deixe embrulhos, roupas, pacotes, mochilas ou valises à vista, dentro do carro. Isso atrai a curiosidade dos ladrões.

7. Evite manter encontros dentro do carro, principalmente à noite e em lugares desertos.

8. Não dê “caronas” a estranhos.

9. Não pare para discutir “fechadas” ou “batidinhas”. É comum que infratores provoquem isso, só para assaltar.

10. Procure transitar, sempre que possível, com vidros fechados e com as portas travadas.

No estacionamento de Shopping / Supermercado

1. Prefira os estacionamentos pagos, deixar o carro na rua é sempre mais perigoso.

2. Planeje o horário de chegada e de saída; depois disso, decida em que lugar vai deixar o carro. Muitas vezes, você chega quando está claro e há bastante movimento na rua, mas quando vai embora, a rua já está deserta e escura.

3. Ao retornar ao local de estacionamento e desconfiar de algo, passe direto por seu carro e reavalie a situação. Na dúvida, chame a polícia (190).

4. Tire sempre a chave da ignição, mesmo que fique parado apenas por alguns instantes.

5. Não deixe chaves de casa dentro do veículo. Elas podem ser usadas para assaltar sua casa posteriormente, principalmente se o carro tiver adesivos, cartões de estacionamento ou qualquer outro detalhe que identifique seu endereço.

6. Nunca fique dentro do carro estacionado. Você se transforma na vítima perfeita.

7. Não deixe nenhum objeto dentro do carro; se possível, coloque tudo no porta-malas.

8. Se você estaciona sempre nas mesmas imediações e a tampa do tanque de gasolina for roubada, troque todas as chaves do seu carro. A partir da tampa do tanque é possível fazer cópias da chave.

9. Se ao retornar ao carro você observar “defeito” que impede o motor de funcionar, chame imediatamente o socorro de sua confiança. Alguém pode ter “criado” o defeito para “tentar ajudar” você.

10. Se surpreender alguém mexendo no seu carro, nunca se aproxime; procure ajuda sem ser notado. LEMBRE-SE: nunca feche o espaço entre você e o bandido.

Em casa

1. Caso você ouça algum barulho no jardim ou no quintal e suspeite que alguém tenha invadido ou queira tentar entrar na sua casa, faça o seguinte: aperte o botão de fechar do alarme do seu veículo por alguns segundos e a buzina disparará continuamente, até que seja desligado ou que a carga da bateria se esgote ou, ainda, que você aperte o botão de “reset”.
LEMBRE-SE: está à disposição, em suas mãos, um sistema de alarme de segurança que não precisa de instalação. Se o alarme disparar no momento em que algum mal-intencionado estiver tentando invadir a sua casa, o mais provável é que ele saia correndo e desapareça.

2. Ao viajar, peça a alguém de confiança para que não deixe acumular correspondência na porta. Peça a um vizinho que acione a polícia, caso observe movimento suspeito na casa, durante sua ausência.

3. Não abra a porta para pessoas que se apresentam para oferecer serviços não solicitados (encanadores, eletricistas, etc.). Interfone com câmera é muito útil nessa hora.

4. Quando for sair ou chegar, fique atento para suspeitos nas proximidades. Desconfiando, dê a volta no quarteirão e chame a Polícia.

5. Suspeitando de que algum infrator entrou em sua casa, enquanto você estava ausente, não entre, chame o policial do seu bairro, pois sempre é possível que os infratores ainda estejam lá dentro.

Segurança

Treinamento