
Postgraduate Meeting e encontros de iniciação científica e tecnológica divulgam trabalhos premiados
Ambos os eventos ocorreram durante a Semana Acadêmica, reunindo alunos e pesquisadores da Universidade e convidados
A PUC-Campinas divulgou a lista dos premiados no VII Postgraduate Meeting e no XXX Encontro de Iniciação Científica e XV Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, ocorridos durante a Semana Acadêmica 2025, realizada entre 20 e 24 de outubro, e que reuniu estudantes e pesquisadores da Universidade e convidados.
Os trabalhos decorrentes da pesquisa envolveram desde atividades de iniciação científica realizadas por estudantes do ensino médio do Colégio Pio XII até estudos desenvolvidos por alunos e alunas de diferentes cursos de graduação e pós-graduação, incluindo os programas de mestrado e doutorado.
Para conhecer os trabalhos premiados no VII Postgraduate Meeting deste ano, clique aqui.
Para conhecer os premiados no XXX Encontro de Iniciação Científica e XV Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação deste ano, clique aqui.
- A abertura do XXX Encontro de Iniciação Cientifica…
- …e XV Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação…
- …ocorreu no Auditório Cardeal Agnelo Rossi, no dia 21 de outubro.
Apresentações
O Postgraduate Meeting aconteceu no último dia 20 de outubro nas quadras localizadas na Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (HJS), enquanto que a abertura do XXX Encontro de Iniciação Cientifica e XV Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação ocorreu no Auditório Cardeal Agnelo Rossi, no dia 21 de outubro. As apresentações dos trabalhos dos alunos e alunas de iniciação científica/iniciação tecnológica (IC/IT), por sua vez, ocorreram nos dias 21 e 22 de outubro, também nas quadras e em diversas salas de aula da HJS.
Sobre os eventos
De acordo com a gerente de Pesquisa e Stricto Sensu da PUC-Campinas, Profa. Dra. Carla Cristina Enes Gomes, “o Postgraduate Meeting e os encontros de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica da PUC-Campinas são eventos acadêmicos de grande importância para a comunidade científica da Universidade, voltados à socialização do conhecimento e à promoção da integração entre diferentes níveis de formação e áreas do saber”.
Ela continua dizendo que “o Postgraduate Meeting é destinado, principalmente, a estudantes e docentes dos programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade, funcionando como um espaço para a apresentação e discussão de resultados de pesquisas de mestrado e doutorado. O evento incentiva o intercâmbio científico, o aperfeiçoamento metodológico e o diálogo interdisciplinar, contribuindo para a consolidação da formação de pesquisadores e para o fortalecimento dos programas de pós-graduação da PUC-Campinas. Além disso, promove o debate sobre temas contemporâneos e desafios científicos e sociais, estimulando a produção de conhecimento com impacto acadêmico e social”.
“Os encontros de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica, por sua vez, são voltados a estudantes de graduação que desenvolvem projetos de pesquisa sob orientação docente. O objetivo é estimular o interesse pela investigação científica, aprimorar a formação acadêmica e crítica e introduzir os estudantes às práticas e à ética da pesquisa. Durante o evento, os alunos e alunas apresentam os seus trabalhos, oralmente ou em formato de pôster, recebendo um feedback de avaliadores e colegas, o que amplia a sua experiência e fortalece o processo de aprendizagem científica”, explica Carla.
Consolidando uma cultura institucional de pesquisa
A professora finaliza esclarecendo que “a realização anual desses eventos é de extrema importância, pois consolida uma cultura institucional de pesquisa, promove a integração entre graduação e pós-graduação e incentiva a formação continuada de novos pesquisadores, reforçando o papel da PUC-Campinas como um polo de produção e difusão do conhecimento científico, comprometido com a inovação, o desenvolvimento humano e o enfrentamento dos desafios sociais e de saúde que marcam o contexto brasileiro contemporâneo”.








