Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC-Campinas promove evento internacional 

Participam especialistas da PUC-Campinas, Washington University in St. Louis, UFBA  e UENP 

A PUC-Campinas realiza no dia 19 de novembro um evento internacional promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Direito. O evento será aberto a todos os interessados e será transmitido pela plataforma Webex, em inglês, a partir das 19h. “The present and the future of Supreme Courts and Fundamental Rights” terá participação de especialistas da PUC-Campinas, Washington University, UFBA (Universidade Federal da Bahia) e UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná).

O objetivo é discutir a atuação da Suprema Corte dos Estados Unidos da América e do Supremo Tribunal Federal na defesa do federalismo, da Constituição e dos direitos fundamentais. Serão discutidas também as perspectivas futuras destas Cortes, suas atuações, o processo de nomeação de seus membros e o impacto da pandemia da covid-19 no sistema constitucional brasileiro.

Lee Epstein, cientista social, escritora e professora da Washington University in St. Louis, uma das maiores especialistas sobre a Suprema Corte dos Estados Unidos, falará sobre “The Evolving U.S. Supreme Court”, abordando também o impacto da morte da juíza Ruth Bader Ginsburg, da nomeação de Amy Cone Barrett para a Suprema Corte dos Estados Unidos e dos resultados das eleições presidenciais. Epstein foi convidada pelo professor Peter Panutto, que foi visiting scholar na Washington University in St. Louis, e que falará, depois, sobre “The Brazilian Supreme Court throughout the Covid-19 pandemic”.

Panutto é membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD) da PUC-Campinas, no qual é docente da disciplina Jurisdição Constitucional Democrática.

Gabriel Dias Marques da Cruz, do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFBA, falará sobre “The impact of Coronavirus in fundamental rights in Brazil and the use of nudges against the Covid-19 pandemic”.

Jairo Lima, do Programa de Pós-Graduação em Direito da UENP, abordará o tema “Changing the Constitution in the Covid-19 pandemic”.

A mesa do evento será coordenada pelo professor Lucas Catib de Laurentiis, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC-Campinas.

Os interessados podem acompanhar o evento clicando aqui.

Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado



Marcelo Andriotti
8 de novembro de 2020