PREÇOS ADMINISTRADOS: COMO O GOVERNO CALCULA O VALOR DE BENS E SERVIÇOS?

O Brasil passa por um momento de incerteza econômica, com altos índices de inflação, retração do PIB e desemprego. Na prática, a população vem sofrendo com a alta nos preços e os combustíveis viraram protagonista nesta pauta. Em 2021, a gasolina já sofreu 5 reajustes, o que motivou o Governo Federal a trocar o comando da Petrobrás e reascender o debate sobre bens e serviço que têm seus preços regulados pelo governo. Conversamos com dois professores da PUC-Campinas sobre o atual momento econômico, as intervenções em órgãos estatais e os reflexos políticos para o país. Você também vai entender melhor como funciona a formação de preços de bens e serviços regulados pelo Estado, como energia elétrica, transporte público e telefonia fixa.

Convidados: Cândido Ferreira da Silva Filho – professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação do Centro de Economia e Administração da PUC-Campinas e Vítor Barletta Machado – professor do curso de Ciências Sociais da PUC-Campinas

Equipe: Vinícius Purgato – jornalista; Patrícia Mariuzzo – jornalista e Márcio Claver – operador de áudio (Laboratório de Imagem e Som PUC-Campinas)

Dicas do Olhar:

“A organização – A Odebrecht e o esquema de corrupção que chocou o mundo” – livro de Malu Gaspar

“A Grande Aposta” – filme de 2015 disponível no Prime Video

“O Capital no século XX” – livro de Thomas Piketty