Os reflexos das eleições americanas

A eleição do chefe de Estado mais importante do planeta tem gerado muita polêmica. O presidente Donald Trump reluta em reconhecer a derrota para o Democrata Joe Biden, que deve encontrar entraves no processo de transição de poder. Trump já deu todos os sinais de que a disputa eleitoral não terminará tão cedo e pode parar nos tribunais. Uma vez confirmada, a ascensão de Biden representa mudanças significativas de governabilidade e intenções a curto e médio prazo. Trazemos as principais perspectivas sobre o futuro dos norte-americanos e em como a eleição do candidato Democrata pode ter reflexos no Brasil e na região de Campinas e nas relações dos Estados Unidos com outras potências mundiais.

Convidados: Peter Panutto – Doutor e Mestre em Direito, professor da Faculdade de Direito e do Mestrado em Direito da PUC-Campinas e Ana Paula Lage de Oliveira – Doutora e Mestre em Relações Internacionais e professora do curso de Relações Internacionais da PUC-Campinas

Equipe: Raphaela Ribeiro – jornalista; Adriana Almeida – jornalista e Márcio Claver – operador de áudio (Laboratório de Imagem e Som PUC-Campinas)

Dicas do Olhar:

“Como as democracias morrem” – livro de Steven Levitsky e Daniel Ziblatt