O OSCAR E A INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA NA PANDEMIA

Assim como a maioria dos setores, o cinema vem sofrendo os reflexos da pandemia. Com poucas estreias e salas de cinema vazias, as plataformas de streaming ganharam ainda mais destaque neste primeiro ano de crise sanitária. A premiação do Oscar, que ocorre no final de abril, deve refletir o período em que os tradicionais estúdios de Holywood perdem espaço e também entregar mais da tão esperada diversidade na sétima arte. Neste episódio, trazemos uma reflexão dos desafios e tendências para a indústria cinematográfica a partir das atuais transformações, além de uma análise sobre os concorrentes às principais categorias no Oscar 2021.

Convidados:  Juliana Sangion – professora da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, Cauê Nunes – professor da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-Campinas, João Solimeo – editor de imagens e jornalista e Éder Pessôa – jornalista

Equipe: Adriana Almeida – jornalista; Raphaela Ribeiro – jornalista, Marcelo Luz – estudante de Mídias Digitais da PUC-Campinas e Vitória Swartele – estudante da faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas e Márcio Claver – operador de áudio (Laboratório de Imagem e Som PUC-Campinas)

Dicas do Olhar:

“Vale a Pena Ver de Novo?” – livro de Juliana Sangion

Documentário “Purãga Pesika – Um encontro de boas vindas” – https://www.youtube.com/watch?v=OV5SW6Yp-4k

“Hitchcock / Truffaut: entrevistas” – livro de François Truffaut e Helen Scott

“Mank” – filme disponível na Netflix