Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

MODELO DE APRENDIZAGEM HOMESCHOOLING


O estudo domiciliar pode ser regulamentado ainda em 2021 no Brasil. O debate, que atualmente está na Câmara dos Deputados, inclui uma série de fatores como a liberdade dos pais definirem diretamente na formação dos filhos, o direito dos jovens ao acesso à educação, as relações sociais proporcionadas pela escola e a adaptação de alguns estudantes ao estudo por conta própria. Em mais de 60 países do mundo, entre eles EUA, Itália e Japão, o homeschooling é permitido por lei; mas há outros que entendem a prática como crime. No episódio, debatemos com duas especialistas todos os aspectos da adoção do ensino domiciliar no país e ainda trazemos uma reportagem especial de uma estudante que garantiu vaga na USP com a preparação exclusiva em homeschooling.

Convidados: Mariana Baroni – Professora da Faculdade de Direito da PUC-Campinas; Elisa Flemer – estudante de 17 anos em homeschooling; Cristina Tassoni – professora da Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas.

Equipe: Adriana Almeida – jornalista; Vinícius Purgato – jornalista e Márcio Claver – operador de áudio (Laboratório de Imagem e Som PUC-Campinas)

Dicas do Olhar:

“Educação ou Barbárie? Uma escolha para a sociedade contemporânea” – livro de Bernard Charlot

“Escritores da Liberdade” – filme de 2007

“Extraordinário” – filme de 2017

“Quando sinto que já sei” – documentário disponível no YouTube



Gabriel Hofman
28 de junho de 2021