Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

EDUCAÇÃO INCLUSIVA


No final de setembro, o Governo Federal publicou um decreto instituindo a nova Política Nacional de Educação Especial, que incentiva a matrícula de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação em “Escolas Especiais”. O fato vem gerando polêmicas entre especialistas da área, já que a medida pode representar segregação desta parcela da população e um retrocesso nos avanços para a inclusão. O mais recente capítulo deste debate foi a suspensão temporária do decreto pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, e a decisão final será levada a plenário. Neste episódio, debatemos as consequências do decreto e as alternativas para uma sociedade mais inclusiva, que começa desde o ensino básico.

Convidados: Célia Moreira– diretora da Faculdade de Terapia Ocupacional da PUC-Campinas, Magali Arnais – professora da Faculdade de Educação da PUC-Campinas e Lara Souto Santana – professora da Rede Municipal de São Paulo e consultora em acessibilidade e audiodescrição

Equipe: Raphaela Riberio – jornalista, Marcelo Andriotti – jornalista e Márcio Claver – operador de áudio (Laboratório de Imagem e Som PUC-Campinas)

Dicas do Olhar: 

“Inclusão Escola: o que é? Por quê? Como fazer?” – livro de Maria Teresa Eglér Mantoan

“Débora conta Histórias” – livro de Débora Araújo Seabra de Moura

“Hoje eu quero voltar sozinho” – filme de 2014 disponível na Netflix

“O Farol das Orcas” – filme argentino de 2016 disponível na Netflix

“Extraordinário” – filme norte-americano de 2017

“A inclusão do outro. Estudos de Teoria Política” – livro de Jurgen Habermas (Editora Loyola, 1996)

“A Escola para todos e para cada um” – livro de Augusto Galery (Summus Editorial, 2017)

 



Gabriel Souza
2 de dezembro de 2020