Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Pátio dos Leões recebe apresentação do Grupo de Música de Câmara e Coral do Círculo Militar

Evento, realizado no dia 16 de outubro, integra a Agenda Cultural 2025 – Pátio dos Leões, como parte da revitalização do Solar do Barão de Itapura

 O Pátio dos Leões, localizado no Solar do Barão de Itapura, recebeu, no dia 16 de outubro, a apresentação do Grupo de Música de Câmara da PUC-Campinas e do Coral do Clube Círculo Militar de Campinas, como parte da “Agenda Cultural 2025 – Pátio dos Leões”.

Em mais um evento gratuito, o público prestigiou a harmonia erudita da música de câmara e a potência vocal do canto coral, em uma performance que encantou a plateia e reforçou a importância da revitalização do complexo como um polo cultural.

Segundo a responsável pela Agenda Cultural, Profa. Dra. Camila Brasil Gonçalves Campos, a ideia é que as pessoas se acostumem a frequentar o espaço para consumir cultura em Campinas. “A estratégia tem funcionado e já temos relatos de pessoas que dizem: eu fico esperando a hora em que as luzes são acesas, porque já sei que vai ter alguma coisa. Esse é grande objetivo da Agenda Cultural”.

Diferentes vozes e instrumentos em diálogo

O maestro do Grupo de Música de Câmara da PUC-Campinas, Moisés Cantos, ressaltou a importância de unir os dois grupos em um lugar histórico, o Solar do Barão, onde nasceu a Universidade. “É importante porque conseguimos mostrar as possibilidades que existem em cada um dos grupos. Você tem o canto coral, que utiliza a voz como principal sistema sonoro, e depois temos o grupo de música de câmara, em que mostramos as possibilidades que os instrumentos musicais podem oferecer. O melhor dos mundos seria ter os dois juntos, mas vamos fazer isso no Natal, então já fica o convite para a apresentação natalina”.

O Grupo de Música de Câmara apresentou ao público um repertório além do erudito, incluindo temas de filmes e clássicos do rock.

Repertório versátil e paixão pelo canto

Após a apresentação do Grupo de Música de Câmara, os 40 integrantes do Canto Coral do Círculo Militar trouxeram um repertório versátil, que passou por músicas folclóricas, peças eruditas, composições sacras e canções populares.

A maestrina Fátima Viegas, regente do Coral do Círculo Militar, expressou a alegria de se apresentar no local. “É uma proposta maravilhosa e a gente agradece demais essa oportunidade de poder fazer um concerto a céu aberto, nesse local lindo, maravilhoso, no coração de Campinas, bem no centro, com tanta história”.

Emoção e memória afetiva

Para a Pedagoga Cleide Regina de Carvalho, retornar ao Solar do Barão de Itapura, onde cursou o primeiro ano de faculdade, em 1967, é emocionante e traz boas lembranças. “É muito emocionante. Fico feliz que Campinas realmente está retomando os pontos importantes, os pontos históricos, que são marcos na nossa vida. Esse pátio é maravilhoso. Que haja muitos concertos, muitos encontros como este. Espero vir ainda muitas vezes aqui.”

A aposentada Maria Regina Ferreira também compareceu ao Solar do Barão para acompanhar o irmão, integrante do Canto Coral, e ficou encantada com a apresentação da agenda cultural. “Eu adoro, não perco, procuro participar de tudo. Obrigada por tudo que a PUC-Campinas está nos proporcionando”.

Próximos eventos da Agenda Cultural

Ainda há muita arte para ser apreciada neste ano no Pátio dos Leões. A professora Camila Brasil destacou os próximos eventos. “No dia 29 de outubro, que é o Dia Nacional do Livro, teremos uma Feira Literária, das 10h às 18h, com vários eventos ao longo do dia e com a participação da editora Splendet da PUC-Campinas, de sebos, parceiros e outras editoras. Vai ser um evento bem importante”.

Em novembro, a música retorna com a Orquestra de Cosmópolis, que se apresentará no dia 27. “Nesse dia, teremos também o lançamento dos seis livros selecionados no edital “Mulheres Negras Publicam”, que são livros de autoras negras. E, fechando o ano, em dezembro, as tradicionais Cantatas de Natal”, complementou Camila.



Carlos Giacomeli
27 de outubro de 2025