
Pátio dos Leões recebe a Orquestra Jazz Sinfônica de Valinhos no próximo dia 21 de agosto
Durante o evento, serão tocados maxixes, choros, sambas, baiões, maracatus, marchas e MPB
A Orquestra Jazz Sinfônica de Valinhos, vinculada à Secretaria de Cultura do município, apresentará, no próximo dia 21 de agosto, às 19 horas, no Pátio dos Leões, como parte da “Agenda Cultural 2025 – Pátio dos Leões”, um extenso repertório de maxixes, choros, sambas, baiões, maracatus, marchas e MPB.

A Orquestra Jazz Sinfônica de Valinhos apresentará, no próximo dia 21 de agosto, às 19 horas, no Pátio dos Leões, como parte da “Agenda Cultural 2025 – Pátio dos Leões”, um extenso repertório de maxixes, choros, sambas, baiões, maracatus, marchas e MPB.
Os seus 32 músicos executarão obras de Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Radamés Gnattali, Toninho Ferragutti, Ary Barroso, Duda do Recife, Moraes Moreira, Jorge Ben Jor e Rita Lee. Os arranjos exclusivos são assinados pelo regente Marcelo Santos e pelos músicos Handemberg Silva, Adail Fernandes e Érica Masson, além do saudoso maestro Antonio Carlos Neves, mais conhecido como Maestro Neves.
O evento, que acontece no local que abrigou o Campus Central da Universidade até 2015 e, atualmente, passa por um processo de restauração, contará com entrada gratuita.
Ano de retomada
De acordo com a responsável pela “Agenda Cultural”, Profa. Dra. Camila Brasil Gonçalves Campos, o ano de 2025 tem sido “muito especial, um ano de retomada das atividades no Pátio dos Leões, no Solar do Barão de Itapura, então, a população pode esperar diversas atividades culturais, abarcando música, literatura, cinema e muito mais. Com isso, a gente espera que a população se acostume a entender o Pátio dos Leões como um espaço de cultura qualificada para a população de Campinas”.

O último evento ocorrido no Pátio dos Leões foi em 10 de junho. As apresentações ficaram por conta do Grupo de Música de Câmara do Centro de Cultura e Arte (CCA) da PUC-Campinas, do Coral Uniodonto (foto) e do Grupo Vocal Prime Voci.
Ela diz ainda que, depois de restaurado, o local se tornará um centro cultural e que, por isso mesmo, a ideia é “oferecer à população esse tipo de programação para que a gente tenha, durante todo o período de restauro, uma boa frequência de público com o intuito de dar vida ao espaço, que é tão importante para a Universidade e para Campinas como um todo”.
Sobre a Agenda
A “Agenda Cultural 2025 – Pátio dos Leões” tem como objetivo principal o de manter vivo o espaço que, por mais de sete décadas, abrigou, total ou parcialmente, a estrutura educacional da PUC-Campinas, incluindo, entre 1941 e 2015, o conceituado curso de Direito da Universidade.
Até dezembro deste ano, cerca de vinte atividades artístico-culturais serão realizadas no complexo localizado na Rua Marechal Deodoro, 1099, no Centro de Campinas. Além de apresentações artístico-culturais, devem ser realizados ainda concursos, exibição de filmes, uma feira literária e, no final do ano, as tradicionais cantatas de Natal.
Referência cultural
O reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, já disse que a “Agenda Cultural” tem dois grandes objetivos. O primeiro é propiciar atividades culturais de qualidade à população de Campinas e o segundo é começar a tornar o complexo do Pátio dos Leões (que inclui o Solar do Barão de Itapura e mais duas edificações tombadas como patrimônio histórico) uma referência cultural na cidade “uma vez que, após restaurado, todo o complexo comportará um grande centro cultural, com o Museu Universitário, exposições itinerantes e outras atividades artísticas”.

O processo de restauro do Solar do Barão de Itapura ainda está andamento e acontece com o intuito de oferecer a população da Região de Campinas um equipamento cultural único.
Restauro do Solar
O processo de restauro do Solar do Barão de Itapura ainda está andamento e acontece com o intuito de oferecer a população da Região de Campinas um equipamento cultural único. O espaço pretende disponibilizar um rol de atividades artísticas de qualidade, o que está fortemente relacionado a responsabilidade e dignidade cultural, que, segundo o professor Germano, “a Universidade preserva, valoriza e promove, contribuindo em muito para a coesão social”.
“Essas ações estão alinhadas a missão da PUC-Campinas na busca de uma sociedade mais justa e igualitária, o que dará nova vida ao Pátio dos Leões, um lugar tão importante, não só para a Universidade, mas para toda Campinas. São atividades diversificadas que valorizam as artes, a música, a literatura, o cinema, o patrimônio histórico e as tradições de nossa região”, completa o reitor.
Para acessar a “Agenda Cultural 2025 – Pátio dos Leões”, basta clicar aqui. Vale ressaltar que todos as atrações acontecerão em ambientes externos e que, por isso mesmo, podem sofrer alterações por conta das condições climáticas, sendo recomendado que, próximo a data de cada atividade, o público verifique no site se esta estará confirmada, de fato, para aquela hora e local.

