
Oficinas de Apoio à Pesquisa potencializam integridade e tecnologia na produção científica da PUC-Campinas
Atividades acontecem em outubro, de forma on-line e terão inscrições gratuitas
O Sistema de Bibliotecas e Informação (SBI), em parceria com a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (PROPPE), promoverá em outubro as Oficinas de Apoio à Pesquisa. Serão encontros on-line que buscam oferecer suporte estratégico aos pesquisadores da PUC-Campinas. A iniciativa tem como objetivo fortalecer práticas de pesquisa em consonância com os princípios de ética, inovação e uso responsável das tecnologias emergentes.
A proposta das oficinas é proporcionar um espaço de formação e atualização para que a comunidade acadêmica e científica esteja preparada para os desafios da produção científica contemporânea, marcada pelo avanço da Inteligência Artificial e pela crescente exigência de integridade científica nos processos de pesquisa.
Confira a programação das oficinas:
- 03/10 – Uso da ferramenta Turnitin para pesquisadores (14h às 15h30)
Me. Sérgio Caldas | On-line
A oficina apresentará as potencialidades do Turnitin, ferramenta internacionalmente reconhecida no apoio à integridade científica. Serão demonstrados recursos que auxiliam na identificação de similaridades e no aprimoramento da escrita acadêmico-científica. - 10/10 – Uso de ferramentas de IA para pesquisadores e alunos do Stricto Sensu (14h às 15h30)
Me. Sérgio Caldas | On-line
Esta oficina abordará a aplicação da Inteligência Artificial como recurso de apoio às dinâmicas de pesquisa. Serão exploradas práticas de uso responsável da IA, desde estratégias avançadas de busca e revisão de literatura até formas de apoio à produção de textos científicos.
Para o supervisor do SBI, Sergio Caldas, “as Oficinas de Apoio à Pesquisa são um movimento estratégico da universidade para acompanhar as transformações da ciência no cenário global. Cabe ao SBI atuar como facilitador, oferecendo suporte para que alunos, professores e pesquisadores ampliem suas possibilidades de investigação e inovação, em sintonia com as melhores práticas acadêmico-científicas. Esse movimento é ainda mais relevante diante das novas tecnologias, que exigem da comunidade científica renovado compromisso com transparência e integridade”.
A Profa. Carla Enes, gerente de Pesquisa e Pós-Graduação da PROPPE, também destaca a importância do evento: “A realização das oficinas em parceria com o SBI da PUC-Campinas, reforça o compromisso da Universidade com a integridade acadêmica e a inovação ao investir na capacitação de pesquisadores e alunos de pós-graduação para o uso de ferramentas de detecção de similaridade e de inteligência artificial. Essas tecnologias, quando aplicadas de forma ética e responsável, não apenas contribuem para assegurar a originalidade e a credibilidade das produções científicas, mas também permitem otimizar o processo de pesquisa, ampliando a produtividade e a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. Trata-se de um passo essencial para preparar nossa comunidade acadêmica para os desafios da ciência contemporânea, marcada pela velocidade da informação e pela necessidade de rigor metodológico”.
A participação é gratuita, mediante inscrição pelo link:
Com essa iniciativa, a PUC-Campinas potencializa a formação continuada e o apoio técnico para que sua comunidade científica produza pesquisas de excelência, alinhadas às demandas éticas e tecnológicas do século XXI.

