Novo Grão-Chanceler da PUC-Campinas, Dom João Inácio Müller recebe homenagem no dia 20 de agosto

Aberta ao público interno e autoridades, recepção ao Arcebispo Metropolitano de Campinas acontece no Auditório Dom Gilberto, no Campus I

O recém-empossado Arcebispo Metropolitano de Campinas, Dom João Inácio Müller, receberá no dia 20 de agosto, às 9h, no Auditório Dom Gilberto, no Campus I, uma cerimônia de recepção e homenagens da PUC-Campinas, onde assumiu automaticamente a posição de Grão-Chanceler. O evento é aberto ao público interno e autoridades mediante inscrição pelo telefone 3343-7666 ou pelo e-mail dcom.rsvp@puc-campinas.edu.br.

Nomeado pelo Papa Francisco no mês de maio como 8º Bispo e 6º Arcebispo da Arquidiocese de Campinas, o religioso tomou posse no dia 14 de julho, em celebração realizada em frente à Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição. Na ocasião, presenciada por mais de 5 mil fiéis, Dom João assumiu o posto vago desde junho de 2018, quando Dom Airton José dos Santos foi transferido para a cidade de Mariana, em Minas Gerais.

Ainda naquela oportunidade, o Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, falou sobre a importância da chegada de Dom João. “A Universidade agora encontra nele alguém que ajuda a iluminar nossos caminhos, ajuda a pensar no futuro da nossa Instituição e nos dará muita força e esperança para continuar enfrentando os desafios que o Ensino Superior nos coloca, não só em Campinas, mas no Brasil”, destacou.

Na condição de Grão-Chanceler, o religioso passa a ser o membro mais importante da estrutura organizacional da PUC-Campinas, tendo as competências de escolha e nomeação de pró-reitores e, ainda, de indicação para cargos administrativos de confiança.

Dom João Inácio Müller

Nascido em 15 de junho de 1960, em Santa Clara do Sul, no Rio Grande do Sul, Dom João Inácio Müller fez a profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores em abril de 1985 e foi ordenado sacerdote em dezembro de 1988.

Estudou Filosofia na Faculdade Imaculada Conceição, na cidade de Viamão, na Arquidiocese de Porto Alegre (RS), e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e no Studium Theologicum, em Jerusalém. Obteve licenciatura em Teologia Espiritual no Antonianum, em Roma.

Durante o presbiterado, desempenhou os cargos de Promotor Vocacional e Membro da Equipe dos Formadores no Seminário Seráfico São Francisco de Assis, em Taquari (1988–1990); Promotor Vocacional, Membro do Secretariado Vocacional e do Conselho de Formação, e Membro da Fraternidade no Seminário Menor em Arroio do Meio (1990–1992); Secretário de Pastoral, Promotor Vocacional e Guia dos Candidatos ao Postulando em Lomba do Pinheiro (1992-1994); Guardião do Convento São Boaventura (1997-1998); e Vigário Paroquial da Paróquia São João Batista em Daltro Filho (1997-2004).

Também foi Mestre de Noviços (1997-2004); Secretário da Formação e Estudos da Província e Definidor Provincial (1999-2007); Vigário da Fraternidade, Mestre dos Estudantes de Filosofia, Agente de Pastoral na Rede de Comunidade da Paróquia Santa Clara, no bairro Lomba de Pinheiro, em Porto Alegre (2005-2007); Ministro Provincial da Província Franciscana São Francisco de Assis e Presidente da Conferência dos Frades Menores do Brasil (2007-2013).

Em setembro de 2013, foi nomeado pelo Papa Francisco como Bispo da Diocese de Lorena (SP), recebendo a Sagração Episcopal pelas mãos do Dom Cláudio Hummes, Cardeal Arcebispo de São Paulo, em sua terra natal, Santa Clara do Sul, escolhendo “Amor Dei Gloria” como lema de seu episcopado.

Na sucessão episcopal da Igreja Particular de Campinas, Dom João Inácio Müller torna-se o 8º Bispo e o 6º Arcebispo da Arquidiocese de Campinas.

Serviço:

“Recepção e homenagens ao novo Grão-Chanceler da PUC-Campinas, Dom João Inácio Müller”

Local: Auditório Dom Gilberto – Campus I. Rua Professor Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, nº 1516, Parque Rural Fazenda Santa Cândida – Campinas/SP

Entrada: gratuita.

Inscrições pelo telefone 3343-7666 ou pelo e-mail dcom.rsvp@puc-campinas.edu.br