Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Intercâmbio aproxima PUC-Campinas e PUC Peru

Universidade da América do Sul é considerada uma das mais prestigiadas da América Latina

O Prof. Dr. Adolfo-Ignacio Calderón, docente do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Educação da PUC-Campinas e bolsista produtividade do CNPq, realizou uma série de atividades na Faculdade de Educação da PUC Peru (PUCP), em Lima. Com isso, o docente também estreitou laços acadêmicos com uma das instituições de ensino superior mais prestigiadas da América Latina.

A programação aconteceu no último dia 27 de maio, quando ministrou a conferência “Do Mestrado ao Doutorado Profissional em Educação no Brasil: trajetória, características e tendências”. Na apresentação, foram discutidos dados e resultados de pesquisas desenvolvidas na PUC-Campinas com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O encontro reuniu autoridades acadêmicas da PUCP, incluindo o diretor do Doutorado em Ciências da Educação e os coordenadores dos programas de mestrado da instituição, nas áreas de Educação, Docência Universitária, Integração e Inovação Educativa das Tecnologias da Informação e da Comunicação, e Gestão de Políticas e Programas para o Desenvolvimento Infantil Inicial.

Segundo a Dra. Rosa Maria Tafur, diretora do Mestrado em Educação da PUCP, a visita contribuiu significativamente para o processo de reestruturação dos programas da PUCP, com foco em maior organicidade, melhor aproveitamento de recursos e ampliação da atratividade para novos estudantes. Ela destacou a importância da troca de experiências com instituições de excelência, como a PUC-Campinas, no aprimoramento da qualidade acadêmica.

Para o Dr. Luis Sime, diretor do Doutorado em Ciências da Educação da PUCP, a conferência permitiu refletir sobre o desenvolvimento dos programas de pós-graduação profissional em um contexto internacional. “A apresentação do professor Calderón nos trouxe uma perspectiva embasada em evidências e pesquisas aplicadas, fundamentais para orientar a evolução dos nossos programas”, afirmou.

Além de docente da PUC-Campinas e pesquisador, o professor Adolfo-Ignacio Calderón atua como Diretor Financeiro da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave), foi membro do Conselho Científico da entidade entre 2016 e 2022 e integra a diretoria do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES). Desde 2021, coordena o Grupo de Trabalho sobre Qualidade no Ensino Superior do FORGES e, desde 2024, lidera a linha de pesquisa em Avaliação Educacional da Fundación Red para la Educación en Iberoamérica.



Carlos Giacomeli
23 de junho de 2025