Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Museu Universitário da PUC-Campinas participa de Fórum Nacional de Museus Universitários em Fortaleza

Coordenação do Museu faz parte da comissão organizadora do evento

O Museu Universitário da PUC-Campinas esteve presente no 8º Fórum Permanente de Museus Universitários (8FPMU), realizado entre os dias 25 e 29 de agosto de 2025, na Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza. Inclusive, tendo papel na organização do evento nacional e mediando uma importante mesa de discussões, na pessoa do coordenador do Museu, o museólogo Rodrigo Luiz dos Santos. O evento reuniu professores, pesquisadores, profissionais da cultura e estudantes de todo o país para discutir os rumos e os desafios das coleções e museus vinculados às universidades brasileiras.

Com o tema “Coleções, Museus Universitários e Sociedade: elos entre Ciência, Cultura e Comunidade”, o Fórum destacou a importância dessas instituições como espaços de pesquisa, educação e transformação social. A programação incluiu conferências, mesas-redondas, apresentações científicas, visitas técnicas e homenagens, além de debates sobre políticas culturais, gestão patrimonial e práticas museológicas inovadoras.

“Essa participação é muito importante para nós. É um evento  de encontros, mais também de debates e proposituras para o cenário museológico dos museus e coleções universitárias”, afirmou Rodrigo.  “Nesta edição, um dos marcos foi a parceria inédita com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que possibilitou a realização do Seminário de Fiscalização de Museus, voltado à capacitação e orientação técnica de profissionais da área”, completou o coordenador do Museu.

A participação do Museu Universitário da PUC-Campinas reforça seu compromisso com a preservação da memória, a produção de conhecimento e o fortalecimento de redes de cooperação entre instituições acadêmicas e culturais de todo o Brasil.

O Fórum contou ainda com o apoio da Rede Brasileira de Coleções e Museus Universitários (RBCMU), do Conselho Internacional de Museus (ICOM Brasil), do Conselho Federal de Museologia (Cofem) e de diversas universidades e museus das cinco regiões do país, o evento contou com a participação de 511 inscritos de todo o país.



Carlos Giacomeli
29 de agosto de 2025