Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular 2021

Fontes de energia alternativas derivam do meio ambiente natural. Sua característica está principalmente no fato de fornecer energia de forma limpa.

Energia Eólica

  • “Energia gerada com a utilização dos ventos, que transforma energia cinética em energia elétrica. Os ventos são originados pelo aquecimento da superfície terrestre e o movimento de hélices localizadas em áreas abertas gera a energia elétrica. Há indícios que apontam para a utilização desse tipo de energia desde 4.000 a.C.
  • O Brasil tem grande potencial eólico concentrado nas regiões litorâneas e no nordeste. Os tipos de tecnologia utilizados para a produção de energia eólica são os moinhos de vento, aeromotores, turbinas eólicas ou aerogeradores (transformam energia cinética em energia mecânica ou elétrica). É uma energia renovável e limpa e não causa tanto impacto ambiental, mas ainda é pouco utilizada.
  • A quantidade energia disponível varia de acordo com as estações do ano e o horário. O aspecto do solo também influencia na velocidade do vento. A quantidade de eletricidade depende de quatro fatores: quantidade de vento que passa na hélice, diâmetro da hélice, dimensão do gerador e o rendimento do sistema. Os países exploradores de energia elétrica são os Estados Unidos, Dinamarca e Alemanha. No Brasil, há parques eólicos no Rio Grande do Sul e em Macau no Rio Grande do Norte.”
Energia Solar
  • “A energia solar é uma das opções para energias alternativas e é uma fonte de energia renovável e limpa. A obtenção da energia solar ocorre de forma direta ou indireta. No caso da energia solar a energia é obtida direta e indiretamente da ação do sol. Diretamente as células fotovoltaicas ao serem atingidas pela luz solar, os fótons incidem sobre átomos, convertendo-a em energia. Indiretamente são instalados coletores solares em extensas áreas de insolação.
  • A energia solar não é tão utilizada, pois os custos são altos para obter energia e, dessa forma, ainda é necessário mais desenvolvimento e eficiência para diminuir os custos.
  • A energia solar não apresenta nenhum índice de poluição; entretanto seu custo de instalação é muito alto e somente funciona bem em áreas bem ensolaradas.
  • Em muitos estados brasileiros, a energia solar já é convertida para o aquecimento de água nas residências e no comércio. Há um programa de desenvolvimento de fontes alternativas, o Prodeem (Programa de Desenvolvimento Energético de Estados e Municípios), que visa atender comunidades distantes de redes elétricas convencionais.”
Referência Texto / Referência Imagem