Mulheres que realizam atividades físicas ou modalidades esportivas têm de 50 a 100% a mais de probabilidade de ter uma lesão no joelho, em comparação com o homem. “As estatísticas médicas têm demonstrado um aumento importante na incidência de lesões envolvendo o joelho da mulher. A ocorrência de lesão ligamentar, principalmente o rompimento do ligamento cruzado anterior, tão comum nos jogadores de futebol, assim como as lesões envolvendo a patela (rótula)”, explica o chefe do Serviço de Ortopedia do Hospital e Maternidade Celso Pierro, da PUC-Campinas José Luís Amin Zabeu.

Segundo Zabeu no basquete a ocorrência de lesões do cruzado anterior chega a ser até três vezes mais freqüente nas mulheres que nos homens, devido a características anatômicas (formato dos joelhos), hormonais (substâncias que levam a maior elasticidade nas articulações) e resistência muscular (resposta muscular por vezes inadequada a estímulos intensos e prolongados). “Soma-se a isto a prática cada vez mais comum de esportes de maior exigência física pelas mulheres, uma realidade hoje”, completa o ortopedista.

Serviço

O Serviço de Ortopedia do Hospital e Maternidade Celso Pierro, tem como sub-especialidade o Grupo de Medicina Esportiva para atendimento exclusivo a atletas federados, coordenado pelo ortopedista Carlos Augusto de Mattos. Atendimento pelo SUS por encaminhamento médico. Na Policlínica de Convênios Privados e Particular agendamento de consulta de 8 às 21h, de segunda a sexta-feira pelos telefones 3729-8344, 3729-8590 ou 3729-8435. O Hospital e Maternidade Celso Pierro está localizado no Campus II (Avenida John Boyd Dunlop, s/n, Jardim Ipaussurama), ao lado das faculdades da área de saúde e biológicas da PUC-Campinas.

Este tema, lesão no joelho da mulher, tem sido objeto de estudo pelo Serviço de Ortopedia do Hospital da PUC-Campinas, em seus serviços de cirurgia do joelho e medicina esportiva, e vai ser um dos temas principais a ser debatido no 10º Curso de Cirurgia do Joelho de Campinas, a ser realizado nos dias 27 e 28 de abril de 2007, no The Royal Palm Plaza Hotel. Informações (19) 3232-0644.

5 de março de 2007